Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 86 questões

“Nasce o Sol, e não dura mais que um dia,
Depois da luz se segue a noite escura,
Em tristes sombras morre a formosura,
Em contínuas tristezas, a alegria.”
 
(Gregório de Matos)
 
NÃO é característica barroca presente no texto:
INSTRUÇÃO: A questão refere-se a noções de Teoria da Literatura: Gêneros Literários; Estilos de Época (do Barroco ao Modernismo - Brasil): Contexto Histórico, características e principais autores.

Gênero literário é a categoria à qual pertence uma obra com base em suas características predominantes, que possibilitam o agrupamento por semelhanças.
 
Estilo de época remete ao conjunto de características comuns a vários escritores quanto ao modo de utilizar a língua, a explorar temas e a refletir uma visão de mundo em determinados períodos da história.

Considerando os estilos de época (do Barroco ao Modernismo no Brasil), é INCORRETO afirmar que
Sobre o Barroco, analise as afirmativas.
 
I. As principais temáticas que permeiam os versos de Gregório de Matos são: a religiosa, a satírica e a amorosa.
 
II. A prosa foi o estilo adotado por Padre Vieira para compor seus célebres sermões, destinados ao púbico que assistia às missas.
 
III. A obra Prosopopéia, de Bento Teixeira, é considerada pelos teóricos nacionais como o marco inicial do Barroco no Brasil. A obra é um poema satírico, de estilo conceptista que ironiza a vida no período colonial no Brasil.
 
Estão corretas as afirmativas
Considerado o maior poeta brasileiro do século XVII, Gregório de Matos (1623-1696) não só cultivou a poesia satírica e religiosa, mas também foi um crítico dos costumes do seu tempo. Quais práticas e segmentos sociais da Colônia foram alvos da sua verve literária?
 
1) As autoridades da colônia
 
2) Os mestiços
 
3) Os fidalgos “caramurus”
 
4) Os colonos alemães
 
5) O papado e os cardeais.
 
Estão corretas apenas:
As criações literárias deixam transparecer marcas dos contextos históricos em que foram produzidas. São, assim, de certa forma, representativas de aspectos sociais e culturais de cada época, como se pode constatar na alternativa seguinte.