Barramentos e Sistemas de E/S
Analise as seguintes afirmações relacionadas à organização, à arquitetura e aos componentes funcionais de computadores:
 
I. O termo SCSI (Small Computer System Interface) é usado para definir uma interface paralela padrão de alta velocidade utilizada para conectar microcomputadores a dispositivos periféricos, como discos rígidos e impressoras.

II. A IDE (Integrated Device Eletronics) é um tipo de interface de unidade de disco na qual os circuitos eletrônicos do controlador residem na própria unidade, eliminando a necessidade de uma placa adaptadora separada.

III. Um driver de rede é uma placa de circuito que fornece a interface física, isto é, um conector e o hardware parapermitir que um computador acesse uma rede.

IV. Usando conexão serial RS-232 é possível conectar edesconectar dispositivos sem desligar ou reiniciar o computador. É possível usar uma única porta RS-232 para conectar vários dispositivos periféricos, incluindo gravadoras de CD, joysticks, unidades de fita, teclados, scanners e câmeras digitais.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.
É uma conexão ponto-a-ponto, destinada a conexões chip a chip. É paralela, full-duplex, de alta velocidade, alta largura de banda e de baixíssima latência. Ela ajuda a reduzir a quantidade de barramentos em um sistema, o que pode diminuir os gargalos e possibilitar que os microprocessadores mais rápidos da atualidade utilizem a memória de forma mais eficiente em sistemas mais sofisticados com vários processadores. Trata-se da tecnologia denominada
Gostaria de enfatizar que a valorização de fatores subjetivos maximiza as possibilidades por conta dos relacionamentos verticais entre as hierarquias. Podemos já vislumbrar o modo pelo qual a necessidade de renovação processual estimula a padronização do remanejamento dos quadros funcionais. Pensando mais a longo prazo, o consenso sobre a necessidade de qualificação possibilita uma melhor visão global dos procedimentos normalmente adotados. Não obstante, o surgimento do comércio virtual ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos níveis de motivação departamental. Neste sentido, a percepção das dificuldades afeta positivamente a correta previsão do investimento em reciclagem técnica.
Analise as seguintes afirmações relativas a componentes de hardware de computadores:
 
I. A placa mãe é a principal placa de circuitos de um microcomputador. O único componente que não pode ser instalado ou equipar uma placa mãe é o barramento AGP.

II. O barramento AGP é o primeiro barramento a possuir um slot que permite expansão, opera com 8 bits e em sua segunda versão, ampliada e melhorada, opera com 16 bits para dados e 24 bits para endereçamento, com uma freqüência de operação de 8MHz.

III. Uma característica importante dos dispositivos PCI é o Plug and Play. Estes dispositivos são equipados com uma memória ROM contendo informações que permitem ao sistema operacional detectá-los automaticamente.

IV. Um computador, alimentado por uma fonte com padrão ATX e com uma placa mãe apropriada para este padrão, permite que seja ligado ao receber um sinal externo como, por exemplo, uma chamada telefônica recebida pelo modem nele instalado.

Estão corretos os itens:
Em um computador, o objetivo do barramento é reduzir o número de interconexões entre a CPU e seus subsistemas. Para evitar a necessidade de um elevado número de caminhos de comunicação entre a memória e cada um dos dispositivos de entrada e saída, a CPU é interconectada com sua memória e sistemas de entrada e saída via um barramento de sistema compartilhado.

Com relação à funcionalidade dos barramentos e acessos à memória em um computador é correto afirmar que