Banco de Dados Orientado a Objetos e Objeto-Relacional
Analise as seguintes afirmações relacionadas às capacidades que devem ser atendidas pelos bancos de dados orientados a objetos:
I. Concorrência: o SGBD orientado a objetos não necessita nem implementa controle de concorrência, que deve ser feita pelas transações solicitadas pelo aplicativo conectado ao banco.

II. Transações: unidades executadas inteiramente ou não. Se um conjunto de atualizações ocorreu dentro de uma transação, todas ou parte delas devem ser visíveis ao mundo exterior, independentemente do estado final da transação.

III. Recuperação: o SGBD deve garantir que os resultados parciais ou atualizações parciais de transações que falharam não sejam propagados para o banco de dados persistente.

IV. Persistência: capacidade de objetos persistirem através de diferentes chamadas do programa. Dados manipulados por bancos de dados orientados a objetos devem ser persistentes ou transientes. Dados transientes são somente válidos dentro de um programa ou transação; eles são perdidos uma vez que o programa ou transação termine. Dados persistentes são armazenados fora de uma transação e sobrevivem às atualizações.
Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.
São modelos de bancos de dados lógicos baseados em objetos:
Sobre um puro banco de dados orientado a objetos, considere:
I. Os dados são armazenados como objetos que podem ser manipulados por métodos de acesso de SGBDs relacionais ou hierárquicos, apenas.

II. Os objetos são organizados em uma hierarquia de tipos e subtipos que recebem as características de seus supertipos.

III. Os objetos não podem conter referências para outros objetos.
É correto o que consta em
Na elaboração de um modelo orientado a objetos e de um modelo de dados E/R,

I. as definições de objetos têm abordagens exatamente dentro de um mesmo contexto.

II. as relações entre os objetos são descritas e representadas.

III. um objeto pode ser: coisas, pessoas, eventos, papéis, unidades organizacionais, lugares, estruturas ou entidades externas.

Está correto o que consta em
É importante questionar o quanto a adoção de políticas descentralizadoras aponta para a melhoria do sistema de participação geral. Ainda assim, existem dúvidas a respeito de como a mobilidade dos capitais internacionais nos obriga à análise dos índices pretendidos. No mundo atual, a necessidade de renovação processual desafia a capacidade de equalização dos conhecimentos estratégicos para atingir a excelência.