Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 12 questões

Analise o fluxograma de um processo descrito abaixo.

 

 

O fluxograma se refere a um processo de extração, onde 500 kg/h de um composto, contendo 0,5 kg de A/kg e 0,5 kg de B/kg, entra no primeiro estágio do processo. Antes do segundo estágio ser alimentado, adiciona-se à linha de alimentação 45 kg/h de um composto, contendo 0,3 kg de A/kg e 0,7 kg de B/kg. Durante o processo, são retirados 40 kg/h, contendo 0,9 kg de A/kg e 0,1 kg de B/kg do primeiro estágio, e 80 kg/h, contendo 0,6 kg de A/kg e 0,4 kg de B/kg do segundo estágio. No processo de mistura não ocorre reação entre os componentes. A quantidade de massa na entrada do processo é igual à quantidade de massa na saída do processo. Com base no fluxograma acima, assinale a alternativa que corresponde, respectivamente, aos valores corretos para os cálculos das variáveis: m˙2,m˙3,x3A\dot{m}_2, \dot{m}_3, x_{3A} e x2Bx_{2B}  .

O balanço de massa representa uma peça fundamental do projeto de equipamentos e torna-se complexo quando tratamos de processos constituídos por diversos equipamentos interligados. Tal complexidade aumenta em sistemas multifásicos, heterogêneos e com reações químicas. Analise as assertivas abaixo.

 

I. Um sistema pode ser denominado fechado quando não existe fluxo de massa através de suas fronteiras; e aberto quando a massa flui através das fronteiras do mesmo.

 

II. A partir do balanço de massa, podem ser obtidas tantas equações, quantos forem os componentes do processo.

 

III. O tempo investido na coleta e compreensão de informações do problema previne o tempo gasto com correção ou reinício do mesmo.

 

IV. Na operação em regime estacionário, os valores das variáveis de processo variam com o tempo em alguma posição fixa do processo.

 

Está correto apenas o que se afirma em

Os sistemas de cogeração representam uma prática de utilização racional de combustíveis e de produção de energia. Isto já se pratica em algumas indústrias de açúcar e de álcool, nas quais se aproveita o bagaço da cana, um de seus subprodutos, para produção de energia. Esse processo está ilustrado.
 
 
Entre os argumentos favoráveis a esse sistema de cogeração pode-se destacar que ele
O álcool hidratado utilizado como combustível veicular é obtido por meio da destilação fracionada de soluções aquosas geradas a partir da fermentação de biomassa. Durante a destilação, o teor de etanol da mistura é aumentado, até o limite de 96% em massa.
 
Considere que, em uma usina de produção de etanol, 800 kg de uma mistura etanol/água com concentração 20% em massa de etanol foram destilados, sendo obtidos 100 kg de álcool hidratado 96% em massa de etanol. A partir desses dados, é correto concluir que a destilação em questão gerou um resíduo com uma concentração de etanol em massa
Uma empresa, diante da elevação dos preços da energia elétrica e das descobertas de grandes reservas de gás de xisto nas proximidades de suas instalações, resolveu investir na geração própria de energia termoelétrica. O gás de xisto é composto principalmente por metano (CH4), cuja equação de combustão é CH4 (g) + 2O2 (g) → CO2 (g) + 2H2O (l). A tabela a seguir mostra os dados termodinâmicos, a 25 ºC, relativos aos compostos envolvidos na equação apresentada.
 
composto S0(J.mol1.K1)S^0 (J . mol ^{-1} . K^{-1}) CP0(J.mol1.K1)C^0_P (J. mol ^{-1} . K ^{-1})
CH4 (g) 186,3 35,3
O2 (g) 205,1 29,4
CO2 (g) 213,7 37,1
H2O (l) 69,9 75,3
 
S0 = entropia padrão molar

CP0C^0_P= capacidade calorífica padrão molar

Com relação a essa situação hipotética, julgue o item subsequente, considerando que a combustão do CH4 ocorra de forma completa; que a entalpia padrão de combustão do CH4 (g), a 25 ºC, seja igual a -890 kJ/mol; e que as massas molares, em g/mol, do C, do H e do O sejam iguais a 12,0, 1,0 e 16,0, respectivamente.
 
Se o consumo mensal de energia elétrica da referida empresa for de 1,0 × 1012 J, a combustão do CH4 (g), sob pressão constante de 1 bar e a 25 ºC, produzirá mais de 40 toneladas de CO2 para suprir as necessidades mensais de energia da empresa.