Balanceamento de equações por oxi-redução
A corrosão pode ter inúmeras causas, entre elas podemos citar os incêndios. Quando o fenômeno ígneo ocorre em edificações ou viadutos, pode colocar em risco a integridade física e o patrimônio dos cidadãos. Nos processos de corrosão do Ferro, há formação de ferrugem e, dependendo dos fatores que contribuem para este processo, pode-se minimizar ou até evitar o processo corrosivo. Na equação da reação abaixo está representado uma das formas de oxidação do erro.
 
 
Marque a alternativa que apresenta o correto procedimento para dificultar este processo de corrosão:
O teor de Fe2+ em uma solução pode ser determinado por titulação com uma solução oxidante de KMnO4. A reação de oxirredução não balanceada é MnO4- + Fe2+ → Mn2+ + Fe3+.

Após o balanceamento dessa reação, com quantos mols de Fe2+ reage 1 mol de MnO4-?
A reação redox, em meio ácido, entre o permanganato (MnO4– ) e o ácido oxálico (H2C2O4), produzindo Mn2+ e CO2, pode ser balanceada mediante adição adequada de H+ e H2O.

A soma dos coeficientes estequiométricos de todas as espécies envolvidas, quando o balanceamento é feito com os menores números inteiros, é
Realize o balanceamento da seguinte reação de oxirredução e assinale a alternativa que apresenta corretamente a soma dos menores números inteiros possíveis dos coeficientes estequiométricos e o agente oxidante, respectivamente.
 
Fe2(SO4)3 + Cr2(SO4)3 + K2SO4 + H2O → K2Cr2O7 + H2SO4 + FeSO4
 
A pólvora é material empregado como propulsor em armas de fogo. Basicamente, a ideia é provocar uma reação que gere uma quantidade grande de gases sob pressão e temperatura elevadas. Ao se expandirem, esses gases impulsionam um projétil. A pólvora negra, empregada em armas mais antigas, é constituída por uma mistura de salitre (KNO3), enxofre (S) e material de carbono (C.). A equação não balanceada de uma das reações químicas que ocorrem durante a queima da pólvora é apresentada a seguir.

KNO3 (s) + S (s) + C (s) 6 \rightarrow K2S (s) + N2 (g) + CO2 (g)

Considerando essas informações e sabendo que o número atômico do carbono é igual a 6, julgue o item que se segue.
 
A menor soma de coeficientes estequiométricos inteiros que permitem balancear a equação química apresentada é igual a 8.