Bacterioses

Em hospitais, a tendência é dar alta a pacientes que se recuperam de cirurgias e partos o mais rapidamente possível, para minimizar os riscos de uma infecção hospitalar. As infecções adquiridas nos ambientes hospitalares são as mais temidas porque são

“Doença sexualmente transmissível, que apresenta três estágios distintos e é transmitida também por meio da mãe para o feto durante a gestação. Alguns dos estágios dessa doença é o aparecimento de lesões nos órgãos genitais de consistência dura e pouco dolorosa, como também pode causar problemas mentais, dificuldades de coordenação motora e cegueira.” Essas características descrevem qual tipo de doença e quem é seu agente causador?
A respeito da sífilis, assinale a opção correta.
Assinale a alternativa com a afirmativa correta sobre micro-organismos patogênicos.
Uma mulher que manteve relação sexual não protegida com pessoa desconhecida observou, poucos dias depois, o surgimento de uma ferida firme e dura em seu órgão genital. Depois de aproximadamente um mês, a ferida desapareceu, sem deixar cicatriz. Nos meses que se seguiram, essa mulher observou a ocorrência de erupções cutâneas vermelho-róseas no tronco, nos membros e nas mãos, mas não procurou um médico ou fez exames laboratoriais visando diagnóstico. Passados alguns anos, ela teve um filho com diversas má-formações congênitas e com o fígado e o baço anormalmente crescidos. No sangue da criança, que morreu pouco tempo depois, foram encontradas bactérias do tipo espiroqueta.
 
Com base nessas informações, julgue o item que se segue.
 
O quadro descrito indica que a mulher era portadora de sífilis.