Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 187 questões

Leia o texto abaixo e analise as afirmativas:
 
IBC-Br de novembro reforça recuperação lenta e gradual da economia
 
A alta de 0,4% do Índice de Atividade Econômica do Banco Central {IBC-Br) entre outubro e novembro, feitos os ajustes sazonais, reforça que o quarto trimestre será melhor em termos de atividade do que o terceiro, avalia Thaís Marzola Zara, economista-chefe da Rosenberg & Associados. O indicador ficou dentro das estimativas da Rosenberg, mas acima da média de 0,11% esperada por dez analistas consultados pelo Valor Data.
 
(Arícia Martins / Valor Econômico) - jan/2013
 
I. O lndice de atividade econômica do Banco Central do Brasil é considerado uma prévia do que virá no Produto Interno Bruto (PIB) do país.
 
lI. O IBC-Br é um dos parâmetros utilizados pelo mercado para avaliar o ritmo da economia brasileira.
 
IlI. O IBC-Br incorpora estimativas para a produção nos três setores básicos da economia: serviços, indústria e agropecuaria.
 
Pode-se afirmar que:
 
Na estrutura do Sistema Financeiro Nacional (SFN), o Banco Central do Brasil tem papel fundamental. Analise as afirmações a seguir e marque C (CERTA) ou E (ERRADA) para as atribuições do Banco Central do Brasil.
 
( ) Emitir papel-moeda e moeda metálica.
( ) Realizar operações de redesconto e empréstimos às instituições financeiras.
( ) Estabelecer as condições para o exercício de quaisquer cargos de direção nas instituições financeiras.
( ) Receber recolhimentos compulsórios e voluntários das instituições financeiras e bancárias.
 
Pode-se afirmar que:
Cada país determina as funções que devem desempenhar o seu Banco Central. No Brasil, o Banco Central tem as atribuições de:
 
I. exercer o controle de crédito;
 
II. realizar operações de redesconto;
 
III. efetuar o controle de capitais estrangeiros.
 
Dos itens acima, verifica-se que está(ão) correto(s)
A conta única do Tesouro Nacional, mantida pelo Banco Central do Brasil, acolhe as disponibilidades financeiras da União, na modalidade online. A esse respeito, julgue o item subseqüente.
 
As diferentes modalidades de saídas de recursos, no âmbito dessa conta, incluem ordens bancárias utilizadas para fins de pagamento por meio de crédito em conta-corrente, para pagamentos diretamente ao credor, em espécie, excluindo-se, porém, as saídas de recursos destinadas a aplicações financeiras, já que esse tipo de transferência não pode ser realizado por meio de movimentação da conta única.
A conta única do Tesouro Nacional, mantida pelo Banco Central do Brasil, acolhe as disponibilidades financeiras da União, na modalidade online. A esse respeito, julgue o item subseqüente.
 
A operacionalização da conta única do Tesouro Nacional somente pode ser feita por intermédio do Banco do Brasil.