Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 155 questões

Relacione as concepções de avaliação educacional com suas respectivas características.

1. Avaliação dos sistemas
2. Avaliação da escola
3. Avaliação da aprendizagem

( ) Objetivo é realizar um monitoramento sobre a oferta de serviços e os resultados dos alunos, abrangendo, por exemplo, aferição do projeto pedagógico e dos professores.

( ) Objetivo é verificar se os objetivos do projeto curricular e dos planos de aula foram alcançados.

( ) Objetivo é realizar um diagnóstico mais amplo a fim de reorientar políticas educacionais e formular indicadores de qualidade.

Assinale a alternativa que mostra a relação correta, de cima para baixo
Com relação às características dos Sistemas de Avaliação Nacional, desenvolvidos pelo governo federal, analise as afirmativas a seguir.

I. O Sistema Nacional de Avaliação de Educação Básica (SAEB) está focalizado na avaliação das habilidades cognitivas e das características socioeconômicas dos estudantes brasileiros.

II. O Sistema Nacional de Avaliação de Educação Básica (SAEB) foi introduzido em 1993 e em 1995 começou a adotar a metodologia da Teoria da Resposta ao Item.

III. Os resultados da Prova Brasil são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (IDEB) juntamente com a taxa de defasagem idade‐série.

Assinale:
Com relação às características das políticas implementadas, nos últimos anos, para o Ensino Médio, analise as afirmativas a seguir.

I. A partir de 2004, o ENEM passou a ser utilizado como critério para a seleção de bolsistas do Programa Universidade para Todos (PROUNI).

II. No ano de 2009 foi publicado o Programa Ensino Médio Inovador, estabelecendo uma nova política nacional para o Ensino Médio.

III. O governo federal utiliza o ENEM como certificação para a conclusão do Ensino Médio em cursos de Educação de Jovens e Adultos, desde 2009.

Assinale:
De um modo geral, nações como Singapura e Japão, apresentam desempenho escolar superior a muitos países com economias também muito desenvolvidas, como é o caso, por exemplo, dos EUA. Algumas variáveis − maior tempo dedicado ao ensino, organização do espaço centralizada na aprendizagem de todos, lição de casa regularmente passada e corrigida, maior uso de material concreto e de laboratório − foram identificadas, por alguns autores, como responsáveis pelo maior sucesso acadêmico de alunos. No entanto, como nenhum padrão foi encontrado, há aqueles que recomendam cautela na leitura desses dados, uma vez que
Hoje, o grande desafio para a educação não se situa mais em termos de acesso à escola e sim na oferta de um ensino que atenda a padrões mínimos de qualidade. Assim, como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação, foi criado o Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica como um dos principais indicadores para a qualidade da educação.
 
Nesse sentido, é correto afirmar que o Ideb