Avaliação institucional
Em um sentido macro, a avaliação institucional é caracterizada por teóricos da educação como um serviço destinado a estimular o desenvolvimento pessoal e profissional dos indivíduos que atuam na instituição e a melhorar os programas que nela estão sendo desenvolvidos, tornando-a, assim, complexa e multidimensional.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) de acordo com essa ideia.

( ) A avaliação é parte integrante da organização de qualquer instituição e do desenvolvimento curricular; é fundamental tanto para os profissionais da educação usarem os resultados para orientar suas ações e fomentar iniciativas de melhoria da qualidade de ensino, como para cada um, individualmente, fazer sua autoavaliação e buscar sua autoqualificação.

( ) O sucesso da avaliação institucional, no que concerne à garantia e obtenção de informações precisas sobre o processo educativo, está relacionado ao sigilo dos critérios de valor e dos padrões estabelecidos para avaliar os profissionais.

( ) O processo avaliativo pressupõe que as pessoas saibam e concordem em avaliar e serem avaliadas, por considerarem a avaliação um meio para o seu autoconhecimento e para a construção de novas propostas no campo educacional.

( ) Como parte do processo educativo, a ação avaliativa possui uma estreita relação com o projeto político institucional, com a proposta de metas, objetivos, concepções e metodologias de ensino e com as determinações da legislação vigente.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Um processo de avaliação que não se aplica apenas aos sujeitos, mas às condições oferecidas para que ocorra, considerando que avaliar a aprendizagem dos sujeitos implica avaliar a empresa em sua globalidade, caracteriza a avaliação
No que se refere aos processos de avaliação nos espaços institucionais, julgue o item a seguir.

O modelo integrado de avaliação do impacto do treinamento no trabalho (IMPACT) propõe e apresenta instrumentos para a mensuração da aprendizagem no contexto organizacional.
No que se refere aos processos de avaliação nos espaços institucionais, julgue o item a seguir.
 
A coleta de dados realizada antes das ações de TD&E oferece parâmetros de comparação entre indicadores encontrados anteriormente e posteriormente a essas ações.
No que se refere aos processos de avaliação nos espaços institucionais, julgue o item a seguir.
 
O marco lógico, adotado como ferramenta de planejamento e avaliação, serve para medir as relações entre as ações de TD&E e os resultados pretendidos em termos de desempenhos individuais, organizacionais e de grupos e equipes de trabalho.