Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 138 questões

A habilidade de examinar uma articulação completa e acuradamente é uma prática crítica do processo diagnóstico para o examinador que avalia um problema ortopédico. Da realização do exame objetivo, analise as afirmativas abaixo.
 
I. Teste dos movimentos ativos: fornece ao examinador informações sobre o estado das estruturas contráteis e não contráteis.
 
II. Movimentos acessórios: são aqueles que ocorrem dentro da articulação, simultaneamente com os movimentos fisiológicos ativos e passivos.
 
III. Exame neurológico: auxilia o examinador a determinar se a sintomatologia do paciente deriva do sistema musculoesquelético do sistema nervoso ou de uma combinação de ambos.
 
IV. Teste sensitivo: o examinador deve proceder com o teste da agulha para avaliar a presença ou ausência de sensibilidade cutânea. O examinador deve correlacionar os achados com o dermátomo ou com a distribuição do nervo periférico.
 
Estão corretas as afirmativas
A síndrome dolorosa femoropatelar é definida como dor anterior, ou retropatelar, na ausência de outras enfermidades e acomete até 25% da população em alguma fase da vida, sendo mais prevalente em mulheres e indivíduos com grau de treinamento mais elevado.

Indique se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo sobre aspectos a serem observados na avaliação e tratamento da síndrome dolorosa femoropatelar.

(   ) Se o músculo Vasto Medial Oblíquo (VMO) estiver enfraquecido, a extensão final do joelho estará comprometida, pois sem o VMO atuando como estabilizador patelar, o torque de tensão gerado pelas demais porções do quadríceps não estará sendo aplicado por mecanismo palelofemural eficiente.

(   ) Em indivíduos com problemas no mecanismo extensor, as atividades de fortalecimento muscular em cadeia cinética aberta para o quadril são mais seguras de 120º a 90º e de 10º a 0º, enquanto que as atividades em cadeia cinética fechada são mais seguras a 90º.

(   ) O encurtamento do retináculo lateral pode afetar a ativação do VMO se o mesmo estiver em posição alongada, mantida pelo deslizamento lateral da patela. Isso acarretará em incapacidade dessa musculatura em absorver cargas, devido a mudanças na proporção comprimento-tensão.

(   ) Na literatura existe uma suposição de que quanto menor for o ângulo Q maior será o momento lateral sobre a patela, pois existe correlação direta entre a incidência de síndrome dolorosa femoropatelar e tal alteração na medida do ângulo Q.

A seguir, marque a alternativa com a sequência correta.
São prevalentes os quadros de pós-cirúrgico de lesões meniscais e ligamentares do joelho nos serviços de fisioterapia. Sobre os aspectos biomecânicos e fisiopatológicos do joelho, marque a afirmativa correta.
A dor no ombro é umas das queixas mais comuns na população em geral, com uma prevalência estimada de 22,3%, afetando principalmente mulheres acima de 50 anos.
 
Assinale a alternativa incorreta.
O ombro é uma articulação bastante complexa e a mais móvel de todo o corpo humano, entretanto, é considerada pouco estável por sua anatomia articular. Leia atentamente e assinale a alternativa incorreta.