Automação - Definições
A respeito de sistemas de automação predial, assinale a opção correta.
Os processos industriais apresentam características que definem como a estratégia de controle em malha fechada deve se comportar, a fim de obter os resultados esperados em torno do ponto de operação conhecido como setpoint. Sobre as definições de controle de processos, assinale a alternativa correta.
A coluna da esquerda apresenta os níveis da pirâmide que representa a arquitetura da automação industrial e a da direita, a composição de cada um. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1 - Nível Chão de Fábrica

2 - Nível Controle do Processo

3 - Nível Supervisão e Monitoramento

4 - Gerenciamento de Planta – MES

5 - Gerenciamento Corporativo – ERP
 
(   ) Os sistemas que permitem integrar as diferentes informações de uma produção, tais como financeiras, logísticas e comerciais.

(   ) O controle remoto da planta, constituído por interfaces homem-máquinas e banco de dados.

(   ) Os sistemas focados no gerenciamento das atividades de produção que estabelecem uma ligação direta entre o planejamento e o chão de fábrica.

(   ) Os controladores digitais, dinâmicos e lógicos permitindo um controle centralizado ou não das atividades da planta industrial.

(   ) Os sensores discretos, as bombas, as válvulas, os contadores e equipamentos que executam um controle automático.
 
Assinale a sequência correta.
Na área de automação, existe uma hierarquia bem definida, dividida em cinco níveis, conforme é apresentado na figura ao lado.
 
 
Dos protocolos existentes para a comunicação entre os níveis, do 1 até o 5, respectivamente, utiliza-se corretamente:
Com o avanço dos processos industriais, após a Revolução Industrial, e a necessidade de aumento da produtividade, iniciou-se uma nova tendência nas fábricas no mundo inteiro. Essa nova tendência recebeu o nome de automação.

Das afirmações abaixo, a que melhor representa a definição deste conceito é