Auguste Comte
A respeito dos métodos sociológicos de Auguste Comte, Karl Marx e Georg Simmel, julgue o item a seguir.
 
Para Auguste Comte, em sua obra Discurso sobre o espírito positivo, a sociologia é o ponto de partida das ciências que identifica como as seis ciências fundamentais.
Sobre o positivismo, como uma das formas de pensamento social, podemos afirmar que:

I. É a primeira corrente teórica do pensamento sociológico preocupada em definir o objeto, estabelecer conceitos e definir uma metodologia.

II. Derivou-se da crença no poder absoluto e exclusivo da razão humana em conhecer a realidade e traduzi-la sob a forma de leis naturais.

III. Foi um pensamento predominante na Alemanha no século XIX, nascido principalmente de correntes filosóficas da Ilustração.

IV. Nele, a sociedade foi concebida como organismo constituído de partes integradas e coisas que funcionam harmoniosamente, segundo um modelo físico ou mecânico.

Estão corretas as afirmativas.
Assim como o organismo, a sociedade deve ser estudada em duas dimensões: a da estática e a da dinâmica social. A primeira – fator de coesão e harmonia – analisa as suas condições de existência; ao passo que a segunda – fator de progresso – examina o seu movimento.

Assinale a opção que identifica corretamente a doutrina sociológica à qual o trecho se refere.
Considerando os fundamentos teórico-metodológicos das ciências sociais, julgue o item subsequente.
 
Auguste Comte, considerado um dos fundadores da sociologia, foi um dos primeiros a empregar o termo sociologia, tendo-o utilizado de maneira completamente desvinculada das ciências naturais.
Augusto Comte usa o termo "sociologia" para denominar o estudo positivo do conjunto das leis fundamentais próprias dos fenômenos.
 
As alternativas a seguir caracterizam a concepção comtiana de Sociologia, à exceção de uma. Assinale-a.