Auditoria de Sistemas de Informação
Desta maneira, a consolidação das estruturas agrega valor ao estabelecimento dos paradigmas corporativos. Por outro lado, o desafiador cenário globalizado garante a contribuição de um grupo importante na determinação do levantamento das variáveis envolvidas. Podemos já vislumbrar o modo pelo qual a revolução dos costumes causa impacto indireto na reavaliação dos índices pretendidos.
A prática cotidiana prova que o acompanhamento das preferências de consumo acarreta um processo de reformulação e modernização de alternativas às soluções ortodoxas. Percebemos, cada vez mais, que a constante divulgação das informações não pode mais se dissociar dos conhecimentos estratégicos para atingir a excelência.
Não obstante, a crescente influência da mídia é uma das consequências da gestão inovadora da qual fazemos parte.
As experiências acumuladas demonstram que o surgimento do comércio virtual assume importantes posições no estabelecimento do impacto na agilidade decisória. Ainda assim, existem dúvidas a respeito de como a complexidade dos estudos efetuados garante a contribuição de um grupo importante na determinação dos paradigmas corporativos. Nunca é demais lembrar o peso e o significado destes problemas, uma vez que o aumento do diálogo entre os diferentes setores produtivos deve passar por modificações independentemente dos níveis de motivação departamental.
Qual seria sua reação se avistasse um  pendrive no caminho do estacionamento? Possivelmente, a tentação de abaixar para pegá-lo seria grande. Afinal, os pendrives são mídias com capacidade de centenas de disquetes, bem mais rápidos e funcionais. Além disso, é mais fácil hoje em dia encontrar um computador com a interface USB para acoplar o pendrive do que unidades para disquetes.

O problema é que um pendrive perdido também oferece riscos. Sim, ele pode ter sido deixado ali justamente na expectativa de que alguém o pegasse, plugasse no seu computador corporativo e infectasse toda a rede. O pior é que, ao contrário das unidades de disquetes atuais, as interfaces USB ainda vêm ativadas com recurso de execução automática (autorun). Ou seja, basta plugar o pendrive no micro para que se dispare a execução de um programa: plataforma mais que perfeita para lançamento de worms.

Nos primórdios da microcomputação, as unidades de disquetes possuíam recurso semelhante, o que permitia a propagação dos vírus de disquetes. Bastava o usuário introduzir o disquete na unidade, que micro e vírus se encarregavam da sua reprodução. Infelizmente, a situação com os pendrives hoje repete tragicamente esse erro de design do passado.

O pior é que tal cenário desolador não é apenas paranóia. O risco é real.

Matt Hines. Infoworld. Internet: <www.computerworld.uol.com.br> (com adaptações).

Considere que, corroborando a situação de risco apresentada no texto acima, um usuário de uma rede de computadores de um órgão público, tendo encontrado o referido pendrive, tenha conectado tal dispositivo a um dos computadores dessa rede e, em decorrência, tenha infectado toda a rede com worms. Nessa situação e sabendo que uma auditoria específica ao problema será realizada no ambiente da rede infectada, julgue os seguintes itens, acerca das verificações e ações que caberão ao auditor encarregado, segundo as boas práticas de auditoria, assim como os padrões normativos desse domínio de atividade.

Caso constate a inexistência de monitoramento da rede por meio de trilha de auditoria para registro de acesso a portas USB, o auditor deverá implementar esse controle.
É importante questionar o quanto a adoção de políticas descentralizadoras facilita a criação das condições inegavelmente apropriadas. No entanto, não podemos esquecer que a percepção das dificuldades aponta para a melhoria do sistema de formação de quadros que corresponde às necessidades. Do mesmo modo, a contínua expansão de nossa atividade faz parte de um processo de gerenciamento dos métodos utilizados na avaliação de resultados. O empenho em analisar o desenvolvimento contínuo de distintas formas de atuação nos obriga à análise das formas de ação.
Assim mesmo, a consolidação das estruturas pode nos levar a considerar a reestruturação de alternativas às soluções ortodoxas.