Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 257 questões

A responsabilidade pela solução das causas trabalhistas impetradas contra a empresa é do Departamento Jurídico, mas envolve também a área de RH, pois a ela compete montar e guardar o prontuário de todos os empregados que  passaram pela empresa. Ao receber uma intimação da Justiça do Trabalho, além de toda a documentação, ela precisa enviar seu advogado e um preposto. Assinale a alternativa que contém a afirmação correta sobre o preposto.
No item abaixo, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada, com base no Direito do Trabalho e no Direito Processual do Trabalho.

Em audiência de instrução, o juiz do trabalho indeferiu pedido de produção de prova testemunhal, feito pela reclamada, com base na assertiva de que os elementos dos autos já transmitiam convicção suficiente para a formação de convencimento. Nessa situação, a não argüição de nulidade, por cerceamento de defesa, durante as razões finais, não gera preclusão para a reclamada, pois o momento oportuno para discussão dessa matéria é o recurso ordinário.
Com relação aos atos e procedimentos do processo do trabalho e a recursos trabalhistas, julgue o item subsecutivo.
 
Em audiências de reclamações trabalhistas em que a União seja parte, será obrigatório o comparecimento de preposto que tenha conhecimento do fato objeto da reclamação. Na ausência do representante judicial da União, poderá o preposto assinar e entregar a contestação.
Com o advento da Lei nº 13.467/2017, que trouxe modificações à Consolidação das Leis do Trabalho, no tocante ao processo judiciário do trabalho, considere:

I.   Ainda que ausente o reclamado na audiência em que deveria comparecer, presente o advogado, serão aceitos a contestação e os documentos eventualmente apresentados.

II.   É facultado ao empregador fazer-se substituir pelo gerente, ou qualquer outro preposto que tenha conhecimento do fato, desde que este seja empregado.

III.   Os prazos processuais serão contados em dias úteis, com exclusão do dia do começo e inclusão do dia do vencimento, não sendo mais contínuos e irreleváveis.

IV.   O valor do depósito recursal será reduzido pela metade para entidades sem fins lucrativos, empregadores domésticos, entidades filantrópicas, microempreendedores individuais, empresas em recuperação judicial, microempresas e empresas de pequeno porte.

Está correto o que se afirma APENAS em
Marque a opção falsa.