Ativo não circulante mantido p/ venda e operação descontinuada (CPC 31)
Com relação a contabilização e avaliação de itens do patrimônio das empresas, julgue o próximo item.
 
O fundo de comércio adquirido será contabilizado em conta do ativo permanente intangível, enquanto as aplicações em instrumentos financeiros derivativos serão contabilizas em ativo circulante pelo seu valor de mercado ou valor equivalente, quando se tratar de aplicações destinadas a negociação ou disponíveis para venda imediata.

No IAS 35 - Operações em Descontinuidade,


A IFRS 5 introduziu aprimoramentos ao tratamento contábil e divulgação dos ativos classificados como mantidos para venda e operações descontinuadas.

A prática contábil que conflita com os objetivos e conceitos da norma é:

A Cia. de Transportes Pontual atua no ramo de entregas de encomendas utilizando 30 motocicletas. Após inúmeros problemas verificados em razão da falta de pontualidade de entrega, as condições de locomoção, risco do negócio e os resultados negativos obtidos, resolve encerrar esse tipo de atividade, passando a atuar no ramo de transportes de produtos in natura, utilizando caminhões pesados. Em 20/03/2011, ao desfazer-se das motocicletas, via leilão, identifica os seguintes valores:

                                                                      (Valores em R$)
Valor da Venda                   300.000
Despesas necessárias para venda dos itens (12.000)
Tributos incidentes sobre a negociação (18.000)
Valor Líquido Contábil 270.000

Com base nas informações, pode-se afirmar que:

A respeito de demonstrações contábeis, seus componentes, seus respectivos registros e sua evidenciação, julgue o item subsequente.

Os ativos que satisfazem aos critérios de classificação como mantidos para venda devem ser mensurados pelo maior entre os seguintes valores: o contábil, até então registrado, e o justo menos as despesas de venda. Além disso, esses ativos, bem como o resultado das operações descontinuadas na demonstração do resultado, devem ser evidenciados no balanço patrimonial, separadamente.