Ativo diferido (extinto)
A empresa Alvorada, na execução de projeto de expansão de sua planta industrial, contrai um financiamento de 90 milhões de dólares, com prazo de 6 anos, juros de 1% ao mês, amortizações semestrais, após 24 meses de carência. O financiamento destina-se à construção das novas instalações industriais e à aquisição de máquinas e equipamentos, fabricadas sob encomenda, com tecnologia de ponta, necessárias para a empresa implementar sua produção e aumentar em 20% a sua participação no mercado ao final de dois anos, quando o novo empreendimento entrará em operação. O tratamento contábil dado aos encargos financeiros incidentes sobre esse financiamento deve ser

Um analista pretende efetuar o diagnóstico da Companhia Y e faz a reclassificação das contas patrimoniais de modo a realizar uma análise mais rigorosa. A Companhia Y apresenta os seguintes saldos em suas contas patrimoniais:
  • Ativo Circulante: Caixa 200.000; Contas a receber 50.000;
  • Ativo Imobilizado: Terrenos 80.000;
  • Ativo Diferido: Gastos Pré-Operacionais 120.000;
  • Passivo Circulante: Fornecedores 150.000;
  • Passivo não-Circulante: Financiamentos 50.000;
  • Patrimônio Líquido: Capital Social 250.000.
Para fins de análise, o valor-base do Patrimônio Líquido, considerando que a empresa efetua suas classificações de acordo com a Legislação Brasileira, deve ser:

É correto afirmar que


A empresa Aliança, nos últimos 5 anos, vem acumulando prejuízos. A Administração, reunida elencou algumas razões que justificam esses prejuízos:

- As decisões de preços são tomadas erroneamente em função de falha no fluxo de informações.

- O processo produtivo gera alto grau de rejeitos.

- A Diretoria toma decisões baseadas em informações desatualizadas.

A Administração, verificando tais fatos, decidiu investir em uma completa reorganização nas áreas de vendas, de produção e financeira. Desta forma, contratou profissionais que propuseram uma completa modificação no fluxo de informações da empresa e alterações no processo produtivo.

Os gastos incorridos com esta consultoria bem como os gastos advindos das alterações no fluxo de informações propostos pelos consultores devem receber o seguinte tratamento contábil:


É correto afirmar que