Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 104 questões

A respeito do direito de greve dos servidores públicos, julgue o item que se segue, com base no entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF).
 
É ilícita greve de servidores prestadores de serviços públicos essenciais.
No que se refere à administração pública, julgue o item abaixo.

O direito de greve dos servidores públicos será exercido nos termos e nos limites definidos em lei complementar federal.
Analise as proposições seguintes.

I. A fundação de sindicatos depende de autorização legal do Estado, mediante o registro no órgão competente, vedadas ao Poder Público a interferência e a intervenção na organização sindical.

II. É vedada a criação de mais de uma organização sindical, em qualquer grau, representativa de categoria profissional ou econômica, na mesma base territorial, que será definida pelos trabalhadores ou empregadores interessados, não podendo ser inferior à área de um Município.

III. Ao sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas.

IV. A assembleia geral fixará a contribuição que, em se tratando de categoria profissional, será descontada em folha, para custeio do sistema confederativo da representação sindical respectiva, independentemente da contribuição prevista em lei.

Estão corretas as proposições contidas em
Assegura-se a eleição de um representante dos empregados com a finalidade exclusiva de promover o entendimento direto com os empregadores, nas empresas de mais de:
Sobre os servidores públicos, assinale a afirmativa incorreta.