Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 23 questões

A Emenda Constitucional nº 86/2015 (que torna obrigatória a execução de emendas individuais ao projeto de lei orçamentária no limite de 1,2% da receita corrente líquida prevista no projeto encaminhado pelo Executivo, sendo que a metade desse percentual será destinada a ações e serviços públicos de saúde), veio a consagrar, ainda que parcialmente, aquilo que em sede doutrinária convenciona-se denominar orçamento:
A certificação de metodologias que nos auxiliam a lidar com o aumento do diálogo entre os diferentes setores produtivos deve passar por modificações independentemente dos níveis de motivação departamental. Evidentemente, a adoção de políticas descentralizadoras facilita a criação das diversas correntes de pensamento. No entanto, não podemos esquecer que o início da atividade geral de formação de atitudes aponta para a melhoria do sistema de participação geral. Assim mesmo, a valorização de fatores subjetivos faz parte de um processo de gerenciamento das posturas dos órgãos dirigentes com relação às suas atribuições.
Acerca da intervenção da administração pública na economia e do uso do orçamento público como instrumento dessa intervenção, julgue o seguinte item.

O orçamento público constitui o reflexo das escolhas ideológicas feitas pelo partido político ou pelo grupo político que se encontra no poder.
Para se estudar o orçamento, é necessário que se defina a ótica, o aspecto ou dimensão de observação, assinale a alternativa que apresenta a ordem correta, de cima para baixo, das dimensões ou aspectos do orçamento.
 
( ) Representa o conjunto de regras e formalidades técnicas e legais exigidas na elaboração, aprovação, execução e no controle do orçamento, corresponde às formalidades intrínsecas e extrínsecas de forma que caracteriza a " embalagem" do conteúdo orçamentário, principalmente no que diz respeito aos anexos que acompanham a Lei Orçamentária Anual.
 
( ) Não obstante todas as divergências existentes na doutrina, atualmente é posição dominante, diversas vezes retiradas plo STF, considerar o orçamento como lei formal. É aquela em que se define ou integra a lei orçamentária no conjunto de leis do pais.
 
( ) Representa o fluxo financeiro gerado pelas entradas de recursos obtidos com a arrecadação de receitas e os dispêndios com as saídas de recursos proporcionados pelas despesas, evidenciando a execução orçamentária.
 
( ) Corresponde à definição de prioridades, visando à inclusão e à realização de programas governamentais no plano de ação ou orçamento a ser executado, devendo compreender sempre a ação política não só de definição dessas prioridades numa situação de escassez de recursos, mas também a concepção e ideologia do partido político detentor do poder.
 
( ) Corresponde à característica que atribui ao orçamento, como plano de ação governamental que o é, o poder intervir na atividade econômica, propiciando a geração de emprego e renda em função dos investimentos que podem ser previstos e realizados pelo setor público, resultando com isso o desenvolvimento do país.
 
Com relação ao orçamento empresarial, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
 
( ) O objetivo principal do orçamento relaciona-se com as duas funções administrativas: a primeira é o planejamento e a segunda, o controle.
 
( ) O objetivo principal do orçamento é o de se atingir maior eficiência nas diferentes atividades empresariais, com base nos recursos aplicados.
 
( ) O orçamento é a expressão de um plano de ação futuro da administração para determinado período e pode abranger aspectos financeiros e não financeiros.
 
( ) O orçamento é um instrumento que descreve um plano geral de operações e / ou investimentos por determinado período, orientado pelos objetivos e metas propostas pela alta administração.
 
Assinale a sequência CORRETA.