Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 85 questões

O sulfito de sódio (Na2SO3)(Na_2SO_3) é um sal inorgânico muito utilizado como conservante de alimentos e na manufatura de papel. Um dos processos de produção do sulfito de sódio pode ser obtido mediante a seguinte equação na condição de equilíbrio químico.
 
Na2Na_2O(s) + SO2SO_2(g)  \rightleftharpoons Na2SO3Na_2SO_3(s) ΔH < 0
 
Considerando que para a reação de produção em um processo industrial é desejável que se produza mais sulfito de sódio partindo de um sistema em equilíbrio, qual fator é adequado para tal processo?
O controle do equilíbrio químico afeta o rendimento de produtos tanto nos processos industriais como nos processos biológicos ou naturais. As células vivas esforçam-se para evitar o declínio no equilíbrio. Para a reação em equilíbrio a 450 K:
 
H2(g) + I2(g) \rightleftharpoons 2 HI(g)
 
Kc= 150, [I2] = 1,5 x 10−3 mol.L−1 e [HI] = 2,0 x 10−3 mol.L−1
 
Calcule a [H2] no equilíbrio a 450 K.
O íon dicromato é um agente oxidante muito utilizado na medicina como adstringente e antisséptico, para o tratamento de ferimentos. Em solução, o íon cromato pode se decompor para formar íon dicromato, conforme o equilíbrio abaixo:
 
2CrO42(aq)+H+(aq)Cr2O72(aq)+H2O(l)2 CrO_4^{2-}(aq) + H^+(aq) \rightleftharpoons Cr_2O_7^{2-}(aq) + H_2O(l)
À partir deste equilíbrio, foram feitas três afirmações:
 
1) Em pH ácido, o equilíbrio será deslocado para a formação do íon dicromato.
 
2) Em pH básico, o equilíbrio será deslocado para a formação de íon cromato.
 
3) O equilíbrio químico não é dinâmico, por isso acima de pH 7 deve ocorrer o consumo total de íons dicromato.
 
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
O sulfeto de hidrogênio, H2S, pode ser produzido pela degradação bacteriana de matéria orgânica em condições anaeróbicas. No corpo humano o H2S também é produzido pelas bactérias que se encontram na boca e no trato gastrointestinal. Considere uma mistura de gás hidrogênio, enxofre e sulfeto de hidrogênio em um recipiente de 1L a 50°C. Sabendo que quando o sistema atinge o equilíbrio
 
H2(g)+S(s)H2S(g)H_2(g) + S(s) \rightleftharpoons H_2S(g)
as quantidades de gás hidrogênio e sulfeto de hidrogênio são 0,40 g e 0,47 g, respectivamente, determine a constante de equilíbrio, Kc para a reação em estudo.
 
Dados: Massas molares em g . mol-1: H = 1; S = 32.
 
Com uma constante de equilíbrio, Kc = 5,6x10–11, na temperatura de 25 °C o equilíbrio abaixo é importante em vários sistemas biológicos e ambientais.
 
HCO3(aq) + H2O(l) \rightleftharpoons CO32–(aq) + H3O+(aq)
 
A respeito de uma solução em que as concentrações de carbonato (CO32–) e bicarbonato (HCO3) são iguais, podemos dizer que: