Aspectos iniciais. Constante de Equilíbrio e Princípio de Le Chatelier
O sulfato de cálcio é um sal pouco solúvel em água cujo equilíbrio é representado pela equação abaixo. A solubilização desse sal é um processo endotérmico.
 
CaSO4 (s) Ca2+(aq) + SO42−(aq)                ΔH > 0
 
Sobre esse equilíbrio e o distúrbio causado por mudanças nas condições experimentais, tem-se que a(o)
Um reator fechado e de volume constante contém um gás denominado “A” na concentração inicial igual a CA0, em mol/L. Numa reação completa e irreversível, o gás “A” se transforma em outro denominado “B”, numa relação estequiométrica de 1 mol do reagente “A”, para formar 1 mol do produto “B”.

No entanto, se, em uma certa temperatura constante, esse processo alcança uma situação de equilíbrio, e o valor de constante de equilíbrio, “K”, é igual a 1, a quantidade de reagente no equilíbrio é
Ácido acético é um ácido muito fraco que, em meio aquoso, se ioniza de acordo com a equação simplificada abaixo:
 
 
A constante de equilíbrio desse ácido fraco foi determinada experimentalmente medindo-se o pH de uma solução aquosa de ácido acético 0,1 mol/L.

O pH medido foi igual a 3; logo, a constante de equilíbrio, Ka é, em módulo, aproximadamente igual a
Alguns sistemas em equilíbrio estão representados abaixo.
 
1 -
2 -
3 -
4 -
5 -
 
Em relação a esses sistemas, verifica-se que
Texto 5A3CCC

Considere que, na temperatura T0, a constante de equilíbrio para a reação de decomposição do N2O4 (g) apresentada a seguir seja igual a 4,0 e que o comportamento dos gases envolvidos nessa reação seja ideal.
 
N2O4(g)+calor2NO2(g)N_2 O_4(g) + calor \leftrightharpoons 2 NO_2(g)
 
De acordo com as informações do texto 5A3CCC, se, em determinado instante, na temperatura T0, as pressões parciais de N2O4 (g) e NO2 (g) dentro de uma câmara forem iguais a 0,16 bar e 0,80 bar, respectivamente, então