Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 14 questões

Na primeira dimensão (a histórica), múltiplas e sucessivas miscigenações, bem como a grande diversidade de influências que sofremos durante a industrialização e depois durante a internacionalização da economia, provocam um efeito de complexa hibridização no interior de nossas organizações. Ao refletir as influências − muitas vezes contraditórias − dessa diversidade, que interagem e se interpenetram, nossas empresas acabam gerando modelos diversos entre si e diversos das categorias ideais normalmente aceitas nos países de onde foram importadas ou nas culturas que nos inspiraram.

(CALDAS, M.P. Cultura organizacional e cultura brasileira. São Paulo: Atlas, 1997. p.88)
 

Do fragmento acima, apreende-se
“______________ é uma consequência natural da autoridade e significa o dever de prestar contas a seu superior. Ambas devem estar equilibradas entre si.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Considere os dois agrupamentos abaixo, que se referem aos princípios de administração e sua aplicação:

I. Disciplina.

II. Unidade de comando.

III. Estabilidade do pessoal.

a. A baixa rotatividade dos funcionários é uma meta prioritária.

b. Todos os subordinados sabem quem é o seu superior imediato. Apenas dele recebem ordens e a ele prestam contas de seus atos.

c. As regras de comportamento são claras e bem definidas. Todos devem a elas se submeter.
 
A correlação correta entre eles é:
Julgue o seguinte item, acerca da gestão de pessoas.
 
Para Taylor, Fayol e seus seguidores, é considerada boa a organização que possui um organograma detalhado, com ênfase na divisão do trabalho, no planejamento das funções, na descrição de cargos, nos manuais de tarefas e procedimentos, pois isso gera estruturas flexíveis, moveis e permanentes.
Sobre os grandes sistemas de produção - fordismo, toyotismo e volvismo - pode se verificar em cada sistema, algumas particularidades ou características importantes. Analise as afirmativas sobre os grandes sistemas de produção, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
 
( ) O volvismo foi reconhecido pela proposição dos grupos semiautônomos aos grandes sistemas de produção.
 
( ) No toyotismo, a correção dos problemas de qualidade, acontecia ao longo da linha de produção, evitando rejeitos.
 
( ) No fordismo os próprios fornecedores participavam das melhorias no fornecimento das matérias-primas.
 
( ) O modelo fordista não podia se dar ao “luxo” de ter problemas de qualidade, já que os recursos eram escassos.
 
( ) O fordismo precisou desenvolver sua própria cadeia de fornecedores cooptando pequenas empresas para lhe dar garantias de fornecimento.