Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 154 questões

Considerando a morte por asfixia, julgue o item subseqüente.

Em todos os casos de morte por asfixia, a necropsia tem de ser obrigatoriamente realizada, sendo que as manchas de Tardieu aparecem somente nos afogados.

 

O corpo não putrefeito de uma jovem foi encontrado, em sua residência, pendurado em uma viga, suspenso parcialmente por um laço feito com uma corda, cujo nó estava situado na região anterior do pescoço. A perícia realizada no local não constatou desordem no ambiente, tendo encontrado apenas um bilhete de despedida. O médico-legista foi questionado pelo delegado sobre a causa da morte, ou seja, se havia decorrido de suicídio ou de homicídio seguido da simulação de suicídio. O exame necroscópico da vítima mostrou sinais locais e gerais de asfixia; sulco cervical horizontal, contínuo, de profundidade uniforme, sem sinais de reação vital. Entre as lesões externas descritas no laudo cadavérico incluíam-se escoriações ungueais (provocadas por unhas) e equimoses arredondadas na região cervical e ao redor da boca; escoriações e equimoses nas mãos, antebraços bem como nas regiões dorsal e posterior da cabeça.
 
Considerando-se essa situação hipotética, é correto afirmar que
No enforcamento, ocorre putrefação seca na metade superior do corpo e úmida na parte restante. Se assim não for, deve-se pensar em:
As manchas de Pautauf são equimoses viscerais encontradas frequentemente nos pulmões dos                . Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
Pela classificação de asfixia de Afrânio Peixoto: a constrição ativa do pescoço exercida pela força muscular é chamada de                . Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.