Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 54 questões

A certificação de metodologias que nos auxiliam a lidar com a percepção das dificuldades é uma das consequências do remanejamento dos quadros funcionais. Acima de tudo, é fundamental ressaltar que a revolução dos costumes maximiza as possibilidades por conta do orçamento setorial. Não obstante, a mobilidade dos capitais internacionais representa uma abertura para a melhoria das diretrizes de desenvolvimento para o futuro.
A nível organizacional, o consenso sobre a necessidade de qualificação estimula a padronização das posturas dos órgãos dirigentes com relação às suas atribuições.
Entre 1894 e 1945 ocorreram mudanças que modernizaram as estruturas sociais, econômicas e políticas do Brasil. A respeito desse período histórico, julgue o item seguinte.
 
O primeiro período Vargas (1930–1945) foi marcado por várias iniciativas — promoção do sistema educativo, sistematização e ampliação da legislação trabalhista e apoio à industrialização — e por medidas políticas — acordo político de 1932 com a oligarquia paulista, tortura a presos políticos, censura à imprensa durante o Estado Novo, e a adesão de Getúlio Vargas ao integralismo.
A gênese do atual estado de Rondônia remonta ao contexto político e social da primeira metade do século XX, quando foram pensados os processos de integração territorial para "formar o Brasil", como expressa Getúlio Vargas em seu Discurso do Rio Amazonas (1940).
 
Até agora o clima caluniado impediu que de outras regiões com excesso demográfico viessem os contingentes humanos de que carece a Amazônia. Vulgarizou-se a noção, hoje desautorizada, de que as terras equatoriais são impróprias à civilização (...). Da colonização esparsa, ao sabor de interesses eventuais, consumidora de energias com escasso aproveitamento, devemos passar à concentração e fixação do potencial humano.
 
Apud https://biblioteca.ibge.gov.br
 
A respeito do posicionamento de Vargas expresso no discurso, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
 
(  ) Vargas nega o determinismo natural e associa o subdesenvolvimento da Amazônia à baixa densidade demográfica ocasionada pela matança histórica dos indígenas.
 
(  ) Vargas denuncia o descaso histórico com relação aos espaços vazios da região amazônica, a ser superado por uma política de integração, promovida pelo Estado Novo.
 
(  ) Vargas propõe a recuperação da Amazônia como espaço estratégico para o desenvolvimento da nação e para a manutenção das fronteiras internacionais.
 
As afirmativas são, respectivamente,
Sobre a Era Vargas, considere as proposições abaixo:
 
I. Uma das primeiras medidas do governo varguista foi o fechamento do congresso, dos legislativos estaduais e dos partidos políticos.
 
II. Entregou o governo dos estados aos aristocratas rurais, fazendo alianças com o intuito de fortalecer e perpetuar o poder dos coronéis-fazendeiros.
 
III. O governo Vargas, paulatinamente, foi revelando-se centralizador, preocupado com a questão social e interessado em defender as riquezas nacionais.
 
IV. Tentando combater a revolta dos paulistas, Getúlio promoveu a Intentona Comunista, buscando o apoio da população.  
 
 
Estão CORRETAS
 
Era Vargas é o nome, que se dá ao período, em que Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos, de forma contínua (de 1930 a 1945). Esse período foi um marco na história brasileira, em razão das inúmeras alterações que Getúlio Vargas fez no país, tanto sociais quanto econômicas. In: http://www.sohistoria.com.br/ef2/eravargas/
 
Sobre esse período, assinale a alternativa CORRETA.