Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 34 questões

Neste ano de 2014, a Bahia sedia a III Bienal da Bahia. É uma retomada triunfal de uma tradição expositiva interrompida há 46 anos, quando o regime militar fechou a II Bienal da Bahia e confiscou 10 obras consideradas “subversivas”.

O episódio da censura à bienal baiana de 1968 é um exemplo do conflito entre a arte moderna brasileira e a ditadura militar. A esse respeito, assinale a opção que identifica corretamente uma das razões deste conflito.
No que se refere à República brasileira entre 1889 e 1964, julgue o próximo item.
 
A bossa nova foi criada como um movimento cultural de contestação à ditadura durante o governo de Ernesto Geisel.
Nos anos 60, surgiu um movimento musical baseado no “iê-iê-iê”, considerado despolitizado. Esse movimento era o (a)
Os textos a seguir foram extraídos de duas crônicas publicadas no ano em que a seleção brasileira conquistou o tricampeonato mundial de futebol.

O General Médici falou em consistência moral. Sem isso, talvez a vitória nos escapasse, pois a disciplina consciente, livremente aceita, é vital na preparação espartana para o rude teste do campeonato. Os brasileiros portaram-se não apenas como técnicos ou profissionais, mas como brasileiros, como cidadãos deste grande país, cônscios de seu papel de representantes de seu povo. Foi a própria afirmação do valor do homem brasileiro, como salientou bem o presidente da República. Que o chefe do governo aproveite essa pausa, esse minuto de euforia e de efusão patriótica, para meditar sobre a situação do país. (...) A realidade do Brasil é a explosão patriótica do povo ante a vitória na Copa.

Danton Jobim. Última Hora, 23/6/1970 (com adaptações).

O que explodiu mesmo foi a alma, foi a paixão do povo: uma explosão incomparável de alegria, de entusiasmo, de orgulho. (...) Debruçado em minha varanda de Ipanema, [um velho amigo] perguntava: — Será que algum terrorista se aproveitou do delírio coletivo para adiantar um plano seu qualquer, agindo com frieza e precisão? Será que, de outro lado, algum carrasco policial teve ânimo para voltar a torturar sua vítima logo que o alemão apitou o fim do jogo?

Rubem Braga. Última Hora, 25/6/1970 (com adaptações).

Avalie as seguintes afirmações a respeito dos dois textos e do período histórico em que foram escritos.

I Para os dois autores, a conquista do tricampeonato mundial de futebol provocou uma explosão de alegria popular.

II Os dois textos salientam o momento político que o país atravessava ao mesmo tempo em que conquistava o tricampeonato.

III À época da conquista do tricampeonato mundial de futebol, o Brasil vivia sob regime militar, que, embora politicamente autoritário, não chegou a fazer uso de métodos violentos contra seus opositores.

É correto apenas o que se afirma em
Podem me prender
Podem me bater Podem até deixar-me sem comer
Que eu não mudo de opinião.
Aqui do morro eu não saio não
Aqui do morro eu não saio não.
 
Se não tem água
Eu furo um poço
 
Se não tem carne
Eu compro um osso e ponho na sopa
E deixa andar, deixa andar...
 
Falem de mim
Quem quiser falar
Aqui eu não pago aluguel
Se eu morrer amanhã seu doutor,
Estou pertinho do céu
 
Zé Ketti.  Opinião. Disponível em: http:/www.mpbnet.com.br. Acesso em: 28 abr. 2010.
 
Essa música fez parte de um importante espetáculo teatral que estreou no ano de 1964, no Rio de Janeiro. O papel exercido pela Música Popular Brasileira (MPB) nesse con - texto, evidenciado pela letra de música citada, foi o de