Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 23 questões

No Brasil, a década de 1960 foi marcada por uma gradual aproximação dos estudantes com ideologias e organizações políticas de esquerda, processo que se acentuou após o golpe militar de 1964.

A respeito do movimento estudantil, no Brasil e na Bahia, na década de 1960, avalie as afirmativas abaixo e assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Na década de 1960, o movimento estudantil perde sua capacidade de mobilizar os estudantes para participarem da vida política do país.

( ) Em 1964, os estudantes são excluídos da participação do famoso comício da Central do Brasil, realizado em 13 de março por Jango.

( ) O Governo Castelo Branco aprovou a Lei Suplicy de Lacerda, que tornava ilegal a atividade política das organizações estudantis, as quais passam a atuar na clandestinidade.

As afirmativas são, respectivamente,
 
 
“Criado em 1961, durante o governo de Jânio Quadros, foi resultado de vários anos de trabalho e luta política, dos irmãos Orlando, Cláudio e Leonardo Villas‐Bôas, ao lado de outras personalidades.

Localizado ao norte do Mato Grosso, numa área com cerca de 30 mil quilômetros quadrados, é considerada a maior e uma das mais famosas reservas do gênero no mundo.”

(Adap. de http://www.brasiloeste.com.br/especiais/)

O fragmento acima refere‐se ao
Em meados dos anos 1950, diversas Ligas Camponesas emergiram na região da Zona da Mata, com atuação destacada em Pernambuco e na Paraíba. Tais Ligas
Um dos principais líderes das ligas camponesas, que se difundiram pelo Nordeste, foi
“Bossa nova mesmo é ser presidente/ dessa terra descoberta por Cabral. Para tanto, basta ser tão simplesmente/ simpático, risonho, original.” Trecho de música do compositor Juca Chaves em homenagem a um presidente conhecido como Presidente Bossa Nova. Quem era ele?