Em fevereiro de 2014, foi anunciado que Salvador vai ganhar um museu para abrigar obras de Frans Krajcberg, artista de origem polonesa, naturalizado e radicado em Nova Viçosa (BA). A notícia foi dada por ocasião da entrega de medalha em homenagem ao seu trabalho em defesa do meio ambiente e dos direitos humanos. O artista ainda será homenageado na Bienal da Bahia, prevista para maio de 2014.
A imagem a seguir retrata uma de suas obras mais famosas, Flor do Mangue (12x8x5 m de altura), construída em 1965 a partir de resíduos de árvores de manguezais destruídos pela especulação imobiliária.
Com base nas informações dadas e na imagem, analise as afirmativas a seguir.
I. No trabalho de Krajcberg, as dimensões estética e ética (ecológica e política) estão associadas, na medida em que o autor usa suas esculturas como uma oportunidade de reinventar artisticamente a natureza e denunciar sua crescente degradação.
II. Frans Krajcberg, em suas obras, retrata a paisagem brasileira, conferindo um valor estético ao patrimônio natural que ele representa de forma realista, em uma cena natural.
III. O artista reutiliza a vegetação rizomática dos manguezais em suas esculturas, instaladas em espaços expositivos ao ar livre, como a praia da foto, enfatizando o seu pertencimento à corrente do Realismo no Brasil.
Assinale: