Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 69 questões

Em fevereiro de 2014, foi anunciado que Salvador vai ganhar um museu para abrigar obras de Frans Krajcberg, artista de origem polonesa, naturalizado e radicado em Nova Viçosa (BA). A notícia foi dada por ocasião da entrega de medalha em homenagem ao seu trabalho em defesa do meio ambiente e dos direitos humanos. O artista ainda será homenageado na Bienal da Bahia, prevista para maio de 2014.

A imagem a seguir retrata uma de suas obras mais famosas, Flor do Mangue (12x8x5 m de altura), construída em 1965 a partir de resíduos de árvores de manguezais destruídos pela especulação imobiliária.
 
 
Com base nas informações dadas e na imagem, analise as afirmativas a seguir.

I. No trabalho de Krajcberg, as dimensões estética e ética (ecológica e política) estão associadas, na medida em que o autor usa suas esculturas como uma oportunidade de reinventar artisticamente a natureza e denunciar sua crescente degradação.

II. Frans Krajcberg, em suas obras, retrata a paisagem brasileira, conferindo um valor estético ao patrimônio natural que ele representa de forma realista, em uma cena natural.

III. O artista reutiliza a vegetação rizomática dos manguezais em suas esculturas, instaladas em espaços expositivos ao ar livre, como a praia da foto, enfatizando o seu pertencimento à corrente do Realismo no Brasil.

Assinale:
“[...] no cerne da nossa comunidade permaneceu, teimosa, a concepção de que existiriam homens, por natureza diversos; repartidos por sua história, sua biologia e condição. Tanto que o destino dos homens livres e pobres, aliás, a grande maioria da população [...] (girara) em torno das ‘relações de favor’; expediente muito mais exercido a partir de estruturas de dependência pessoal do que pautado numa cartela de direitos civis ou sociais. [...]”
 
SCHWARCZ, Lilia M.; STARLING, Heloisa M. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. p. 500-01.
 
Refletindo sobre os direitos civis, “cujo princípio normativo é a liberdade individual e [...]. de que pessoas obrigadas a obedecer às leis devem ter igual direito” (SCHWARCZ; STARLING, p. 500), assinale a alternativa em que as autoras expressam a aplicação dos direitos civis no Brasil da primeira década e meia do século XXI.
Observe a imagem e a mensagem
Disponível em: www.filosofia.com.br. Acesso em: 08 set. 2018.
 
Do ponto de vista da linguagem visual e da estrutura vocabular, percebe-se que a reflexão faz referência a uma problemática contemporânea ao:
Observe e analise a charge.
(Disponível em: http://blogdolute.blogspot.com.br)
 
A estrutura agrária brasileira aliada a uma cultura de desmatamento está muito bem referenciada nessa charge que faz alusão:
Observe a charge
Nelsonfalmeidamendes.blogspot.com
Consultado em 08 set 2018
 
O tema da Inclusão Social continua desafiador quando de sua implementação enquanto política pública, pois exige a combinação entre: