Artes
LIVIO ABRAMO (1903-92), artista brasileiro e homem de grande consciência social, passou os últimos 30 anos de sua vida em auto-exílio no Paraguai, mas sua presença no Brasil foi constante, como mostra a recente exposição de sua obra (15.03-14.05.2006), que repercutiu nos meios de comunicação, graças aos seus magníficos trabalhos de

Questão anulada
O dia 13 de julho marcou o centenário de criação de um dos mais importantes símbolos pátrios. O hino teve duas versões: uma executada em 1831, quando da abdicação de Dom Pedro I, e outra, do tempo de Dom Pedro II. Na República, a música foi mantida e um novo concurso elegeu nova letra. Ganhou a escrita por (...), em 1909, que é a versão que cantamos até hoje.

O hino e o autor da letra a que o texto se refere são, respectivamente,


Na explosiva e irrequieta década de 1960, a cultura brasileira não ficou imune ao processo histórico vivido pelo país e pelo mundo. No mesmo contexto de um teatro politicamente engajado, surgiam o iê-iê-iê e um movimento que se singularizava por suas inovadoras propostas estéticas. Combinando elementos arcaicos e de vanguarda, urbanos e periféricos, esse movimento reunia artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Capinam e Torquato Neto, entre outros. Trata-se do (da)

Segurança do medo
 
            A síndrome de Nova Iorque, 11 de setembro, projetou-se sobre Atenas, agosto, sexta-feira, 13, data da abertura dos 28.º Jogos Olímpicos. De tal forma que os gastos de 1,2 bilhão de euros (cerca de R$ 4,8 bilhões) são a maior quantia já investida em segurança na história da competição. O dinheiro foi aplicado em um poderoso esquema para evitar ataques terroristas, como ocorreu nos Jogos de Munique, em 1972, quando palestinos da organização Setembro Negro invadiram a Vila Olímpica e mataram dois atletas israelenses. Do esquema grego, montado em colaboração com sete países - Estados Unidos da América (EUA), Austrália, Alemanha, Inglaterra, Israel, Espanha e Canadá -, faz parte o sistema de navegação por satélite da Agência Espacial Européia. Da terra, ar e água, 70 mil policiais, bombeiros, guarda costeira e mergulhadores da Marinha vão zelar pela segurança. Até a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) emprestará sua experiência militar no combate ao terrorismo.
 
Correio Braziliense, 7/8/2004, "Guia das Olimpíadas", p. 3 (com adaptações).

A respeito do texto acima e considerando as informações e os múltiplos aspectos do tema que ele focaliza, julgue o item que se segue.
 
A edição de 2004 das Olimpíadas, sediadas na Grécia, berço desses jogos, reafirma uma tendência consolidada nas últimas décadas do século XX, qual seja, a crescente interseção entre competições desportivas e interesses econômico-financeiros, realidade também visível nos diversos setores da cultura, como os da música popular e do cinema.

Considere:

I. O roteiro se inspira livremente em notícias de jornal sobre o problema da prostituição infantil. A partir delas, criou-se a história de Maria, garota nordestina de 12 anos vendida por sua família a um recrutador de prostitutas. Comprada por um fazendeiro em um leilão de meninas virgens, ela é enviada a um prostíbulo na região amazônica, onde sofre constantes abusos.

(Adap. Ricardo Calil do Guia Folha)

II. Três gerações de mulheres da mesma família, cujas raízes estão num vilarejo de gente supersticiosa próximo a Madri, convivem; mãe e tia, filhas e neta, mais uma amiga de infância que eqüivale a meia-irmã. Embora o túmulo da primeira seja limpo no início do filme, quem é morta também aparece nesta crônica sobre medos, desejos e fantasmas femininos.

(Adap. de Sergio Rizzo do Guia Folha)

Os roteiros descritos nos textos referem-se a filmes premiados em festivais de cinema em 2006 e identificam, respectivamente, os filmes