Arte indígena
Os povos Wayana e Aparai habitam o Parque Indígena Tumucumaque e a Terra Indígena Rio Paru d’Este, ambas demarcadas em 1997, no norte do Pará, onde mantêm estreitas relações de convivência há mais de um século. Nas aldeias desses povos costuma existir uma casa comunitária chamada tukusipan. A parte interna é arrematada por uma roda de teto, pintada com pigmentos naturais. Essa roda de teto, considerada um objeto de proteção pelos povos Wayana e Aparai, é chamada de:
Durante a visita de uma escola a uma tribo indígena, os estudantes observaram pinturas corporais, tecelagem, trançado, cerâmica, máscaras e esculturas. Mesmo considerando a oportunidade para conhecer a realidade indígena, alguns estudantes questionaram o professor: aqueles objetos são considerados artísticos?
 
Com relação à argumentação do professor a respeito da arte indígena, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa:
 
( ) No universo de artefatos ameríndios, a cópia possui natureza diferente do modelo, sendo produzida com técnicas diferentes do original.
 
( ) Na maior parte das sociedades indígenas brasileiras, o papel de artista/artesão não constitui uma especialização.
 
( ) É possível exibir esses objetos em exposições de arte contemporânea ou expor esses objetos, levando em conta os critérios dos próprios produtores, que não necessariamente seguem os parâmetros da crítica de arte.
 
As afirmativas são, respectivamente:
Analise as afirmativas seguintes e assinale a alternativa correta:
 
 
I- Ao se dizer que um objeto indígena tem qualidade artística, os critérios utilizados são os da nossa civilização e não os da cultura indígena.
 
II- A produção mais característica da fase marajoara foi a cerâmica cujos vasos cerimoniais eram resultantes da pintura bicromática ou policromática.
 
III- A cerâmica santarena apresenta decoração complexa e refinada, tendo como recurso ornamental a presença de cariátides: figuras humanas que parecem sustentar a parte superior do vaso.
 
IV- Além da cerâmica e da tecelagem, duas expressões da arte indígena merecem destaque: a arte plumária e a pintura corporal.
 
 
A Arte Kusiwa é um sistema de representação próprio dos povos indígenas Wajãpi, do Amapá que sintetiza seu modo particular de conhecer, conceber e agir sobre o universo.

A respeito dessa manifestação é correto afirmar:
Um grande número de nações indígenas no Brasil empreende coletivamente uma mesma forma arquitetônica com relativamente poucas variações: a maloca. Sobre a maloca é correto afirmar: