Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 39 questões

A Arte Kusiwa é um sistema de representação próprio dos povos indígenas Wajãpi, do Amapá que sintetiza seu modo particular de conhecer, conceber e agir sobre o universo.

A respeito dessa manifestação é correto afirmar:
Um grande número de nações indígenas no Brasil empreende coletivamente uma mesma forma arquitetônica com relativamente poucas variações: a maloca. Sobre a maloca é correto afirmar:
Observou-se que esse momento do processo é muito descontraído e propicia uma interação familiar como se fosse uma brincadeira onde as crianças experimentam, aprendem e descobrem as propriedades da argila. Conhecer a sequência inteira para realizar uma determinada forma depende de uma sucessão sutil de gestos, hábitos herdados e repetidos. A escola é um local onde também é transmitido o conhecimento das tradições dos Suruí. [...] Percebemos também neste caso que há um encontro de gerações. [...] E de fato, constatamos que todos os procedimentos para a fabricação destas cerâmicas, são extremamente elaborados e dirigidos especificamente para a obtenção de um resultado de alta qualidade funcional e estética.

(In: VIDAL, Jean-Jacques Armand. A Presença da Cerâmica nos Mitos e Ritos do Povo Paiter Suruí. UNESP)

De acordo com o texto acima, o que garante a precisão técnica da cerâmica do povo Paiter Suruí é
A arte indígena está inserida nos rituais, nas festas e nas atividades comuns do dia a dia.e é compartilhada por toda comunidade. 
 
Sobre a arte indígena, é correto afirmar que:
 
1. Uma técnica decorativa plástica utilizada pelos Guaranis em recipientes cerâmicos para o cotidiano era a decoração com incisões feitas com as unhas.
 
2. As esculturas zoomórficas Guarani M’byá, são esculpidas com facas e decoradas com a técnica da pirogravura, representando animais existentes na Mata Atlântica.
 
3. As cestarias Kaingang trazem grande variedade de motivos geométricos expressos nos seus trançados; entretanto, não fazem nenhum uso da cor.
 
4. Feito de cabaça, encabado com um pau e enfeitado com penas de galinha, o maracá é um instrumento musical usado nas danças e importante nos rituais xamanísticos.
 
5. Na cultura Kaingang era comum a confecção de adornos: cocares, braçadeiras, colares, brincos, feitos com materiais extraídos da natureza.
 
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Prática através da qual povos indígenas arrancam as penas verdes dos psitacídeos e no local esfregam certas substâncias vegetais ou animais, como o sangue ou secreções de anfíbios; assim, as penas, ao crescerem novamente, adquirem a cor amarelo- alaranjado usadas na arte plumária. Esta prática de tingimento de penas, utilizada por povos indígenas, denomina- se: