Arte, Cultura e Sociedade no Império
Tendo em vista, a expansão dos mercados mundiais assume importantes posições no estabelecimento do processo de comunicação como um todo. Nunca é demais lembrar o peso e o significado destes problemas, uma vez que a estrutura atual da organização faz parte de um processo de gerenciamento do fluxo de informações.
O incentivo ao avanço tecnológico, assim como a mobilidade dos capitais internacionais representa uma abertura para a melhoria das direções preferenciais no sentido do progresso.
Sobre a simbologia da bandeira nacional brasileira, assinale as afirmações abaixo com V (verdadeiro) ou F (falso).

( ) O verde representa a cor heráldica da Casa Real Portuguesa.

( ) O amarelo homenageia a cor da Casa Imperial Austríaca.

( ) O losango é herdado da bandeira imperial portuguesa, uma homenagem de D. Pedro I a Napoleão.

( ) O amarelo representa nossas riquezas e o verde representa nossas matas.

( ) As palavras “Ordem e Progresso” fazem parte de um lema positivista, base filosófica de muitos membros da República.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Leia o trecho a seguir.

Se a diferença se pode dar no seu físico, certo que na moralidade das ações, muitas vezes o africano excede ao português. O africano, bem que de mau grado, lavra nossos campos; o português destrói a indústria, aniquila o comércio.

O POVO, 18/2/1849. Apud: ALENCASTRO, L. F.; RENAUX, M. L. Caras e modos dos migrantes e imigrantes. In: ALENCASTRO, L. F. (Org.) História da vida privada no Brasil. v. 2. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. p. 310.

O texto foi extraído de um artigo publicado em 1849, intitulado “Paralelo entre africanos e portugueses”. Considerando o contexto de sua produção, observa-se que o texto destaca a figura do
Leia as afirmações a seguir:
 
I. A onda cientificista associada à modernização do país preponderava, em contradição, com o sistema de governo vigente.
 
II. A presença no país de várias matrizes do pensamento liberal, de modo geral, contrárias à forma vigente de governo.
 
III. Os conflitos com a Igreja ultramontana agudizavam-se, devido a cada vez maior intromissão do Estado nas questões religiosas.
 
IV. O conflito com o Paraguai foi responsável pela bancarrota dos recursos financeiros da monarquia, além de trazer à cena política os militares.
 
Os cenários acima descritos se associam a que contexto da História do Brasil?