Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 31 questões

Leia o texto abaixo e assinale a alternativa correta.
 
Os negros reuniam-se nas senzalas cantando e dançando, procurando afogar nos seus cantos e danças suas mágoas e temores. Davam a essas reuniões o nome de
A arte de raízes africanas é parte importante da pluralidade cultural no Brasil. Analise as afirmativas em V (Verdadeira) e F (Falsa) e assinale a alternativa correta.

(   ) A arte afro-brasileira é uma expressão convencionada artística que, ou desempenha função no culto dos orixás, ou trata de tema ligado ao culto.

(   ) A criação correspondente da figura dos orixás com os santos católicos fez surgir uma nova linguagem artística de origem religiosa com características de arte africana.

(   ) Na mentalidade escravocrata, todo tipo de trabalho, exceto o artístico, era desvalorizado, foi por esse motivo que muitos escravos aprenderam linguagens artísticas, uma maneira de autovalorização.

(   ) Durante todo o período colonial, artistas negros se destacaram, especialmente no barroco, como o Aleijadinho e Mestre Valentim.

Cortejo folclórico de origem afro-brasileira com forte toque de percussão que representa diferentes nações africanas.
Dança de roda de origem africana do tipo batuque ou samba, com acompanhamento de tambores, solista no centro e eventual presença da umbigada, e cujo canto é do tipo estrofe e refrão:
lnfluências de origem africana, espanhola, portuguesa e indígena estão presentes em manifestações folclóricas de Cuiabá. Formam conjuntos ricos de combinações que resultaram, entre outras, na seguinte dança cuiabana: