Arrendamento mercantil (financeiro e operacional - CPC 06)
O contador da empresa Inova S.A. conseguiu condições financeiras vantajosas para comprar dois caminhões por meio de arrendamento mercantil (leasing). Como a empresa tem a intenção de ficar com os veículos no final do prazo do contrato e a compra se enquadra dentro dos conceitos de leasing operacional, a empresa contabilizou como ativo imobilizado os dois caminhões. Referido procedimento atende ao

Acima de tudo, é fundamental ressaltar que o aumento do diálogo entre os diferentes setores produtivos não pode mais se dissociar das regras de conduta normativas. Neste sentido, a determinação clara de objetivos faz parte de um processo de gerenciamento das novas proposições. Do mesmo modo, a crescente influência da mídia desafia a capacidade de equalização das direções preferenciais no sentido do progresso.
Julgue o item a seguir, relativo ao reconhecimento e à mensuração de contas patrimoniais.

Quando um financiamento por arrendamento financeiro apresenta o valor presente das prestações mínimas, menor do que o valor justo do bem, a empresa arrendatária credita o passivo pelo valor da soma dos pagamentos mínimos e debita conta redutora no valor calculado dos juros efetivos, ao passo que debita o ativo pelo valor presente das prestações mínimas.

A classificação de leasing operacional e leasing financeiro depende da substância da transação ao invés de sua forma, conforme previsto no IAS 17 - Arrendamentos.

Essa afirmativa é


A IAS 17 relaciona algumas situações que podem conduzir a que uma transação de arrendamento mercantil seja classificada como financeira.

A situação que está mais identificada com outras modalidades de arrendamento é: