Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 140 questões

Em antítese à designação de “Urbanismo Moderno”, surgiu uma nova maneira de pensar a arquitetura e o urbanismo, rotulada de “Novo Urbanismo”, que apresenta como característica a:
O jardim residencial contemporâneo brasileiro é sinônimo de diversidade formal, havendo uma mistura de gostos, que leva a uma construção e concepção alinhadas, basicamente, de três correntes.
 
Correlacione as correntes, listadas a seguir, às suas respectivas características.
 
1 - Pós-moderna.
 
2 - Neoeclética.
 
3 - Neomoderna
 
(  ) uso exclusivo da vegetação nativa e tropical utilizada para a constituição de diferentes subespaços, caracterizados por certo despojamento formal .
 
(  ) mistura formal e de elementos construtivos, em elementos subdivididos em ambientes diversos, quase “colagens”, podendo se encontrar ao lado de elementos clássicos.
 
(  ) caráter nitidamente cenográfico, se baseia na construção idealizada de um espaço temático, onde a vegetação tropical fica relegada a segundo plano.
 
Assinale a opção que apresenta a sequência correta, segundo a ordem apresentada.
No século XX, foram criados planos urbanísticos e de desenho urbano de grande importância histórica.
 
 
Localidades
 
Idealizador e Plano urbanístico
A.  Plano Geral para São Paulo 1.  Ildefonso Cerdà − Com traçado radial subordinado ao ortogonal, sintetizado por grande retângulo localizado no espaço livre deixado entre a cidade medieval amuralhada e os povoados vizinhos e cortado por duas diagonais.
B.  Plano Geral para Chandigarh 2.  Le Corbusier − Projeto urbano com traçado determinado pelos edifícios-autopista que, segundo o autor, não alteram o tecido e a paisagem natural.
C.  Plano de Intervenção para Barcelona 3.  Georges Eugène Haussmann − Conceitos de embelezamento e salubridade nas novas ruas que conectam o tecido medieval à periferia, novos bairros e parques.
D.  Plano para Paris 4.  Francisco Saturnino de Brito − A questão urbana foi tratada pelo viés da higienização e do embelezamento, conduzidas pela racionalidade, técnica e economia.
E.  Plano para o Rio de Janeiro 5.  Le Corbusier − Cidade planejada na década de 1950. Largas avenidas; distritos autônomos e setor administrativo no final das avenidas.
 
Considerando o quadro acima, está correta a correspondência apresentada em
Considerando a história da arquitetura e do urbanismo e a multiplicidade de aspectos a ela relacionados, julgue o item seguinte.
 
O urbanismo com características barrocas persistiu por vários séculos, influenciando a configuração espacial da Barcelona de Cerda, da Paris de Haussmann, da Chandigarh de Le Corbusier e da Washington do século XIX.
Zevi (2002), ao analisar a representação do espaço em "Saber Ver a Arquitetura", afirma que, na maioria das obras sobre a história da arte e da arquitetura, os edifícios são representados por plantas, elevações, cortes e fotografias.

A esse respeito, analise as afirmações a seguir.
 
I - Esses instrumentos de representação, isoladamente, são incapazes de representar completamente o espaço arquitetônico.

II - Esses instrumentos, em conjunto, representam completamente o espaço arquitetônico.

III - As plantas são abstratas porque estão fora das concretas experiências visuais de um edifício.

Está(ão) coerente(s) com o pensamento desse autor apenas a(s) afirmação(ões)