Arquitetura e Urbanismo Contemporâneos

Ao refletir sobre algumas das questões fundamentais que envolvem a cidade, Kevin Lynch enumerou cinco dimensões básicas que serviriam como ponto de partida de uma teoria da boa forma da cidade.

Essas cinco dimensões são:

O desenvolvimento da informática trouxe inúmeros benefícios à arquitetura, permitindo maior integração entre os profissionais que atuam nas diferentes etapas do projeto, tornando mais fáceis e corriqueiras as avaliações de fatores como o desempenho térmico e luminoso; mais precisos os cálculos estruturais e orçamentários; e mais racional o consumo energético. A respeito da utilização da informática na arquitetura, julgue o item a seguir.

Domótica é o neologismo empregado para designar a área de estudo e aplicação de sistemas controlados por computador nas chamadas habitações inteligentes.

Em "A História Crítica da Arquitetura Moderna", Frampton (2003) estuda o regionalismo crítico. Assinale a opção que NÃO expressa suas conclusões sobre o tema.
Analise, abaixo, desenhos e imagens da Casa O em Chiba, Japão (2007), obra do arquiteto Sou Fujimoto.
 







Em relação ao programa, metodologia e desenvolvimento do projeto, constata-se que:

I. o autor buscou uma arquitetura primitiva, “algo ao meio do caminho entre o natural e o feito pelo homem”.

II. uma das singularidades da planta, imaginada como ramos de uma árvore, é a continuidade espacial.

III. espaços intermináveis, contínuos, sem limites claros, como algo que existe antes da compartimentação, são as imagens base do projeto.

IV. a experiência da casa é similar a um passeio pela costa: em certos momentos surge uma vista panorâmica, em outros só se vê por uma pequena fenda.

É correto o que consta em
Em 2000 a empresa editora do New York Times organizou um concurso para a construção da nova sede do periódico em Nova York. Considere o projeto vencedor do arquiteto Renzo Piano, previsto para ser inaugurado este ano.


 
Considere as seguintes características desta obra:

I. A localização dos serviços e das circulações verticais em núcleo central interiorizado é uma alternativa excelente para a concepção estrutural mas prejudica a eficiência e flexibilidade da planta.

II. A expressão do edifício é composta por combinação de fachada de vidro e tela de cilindros cerâmicos brancos, que atua como pára-sol, cuja tonalidade vai se modificando em função das variações atmosféricas.

III. Os elementos de proteção solar utilizados atendem aos princípios de sustentabilidade, impedindo a absorção excessiva de energia, embora obstruam a vista dos usuários no interior dos escritórios.

Está correto o que se afirma em