Argumentos Indutivos, argumentos por abdução.
Assinale o argumento indutivo que estabelece sua conclusão de modo mais forte:

Pode-se considerar a analogia quer como relação entre as coisas quer como processo do espírito. Sob o primeiro ponto de vista, a analogia consiste em uma semelhança imperfeita entre objetos de ordem diferente. Por exemplo, há analogia entre a traquéia do inseto, os brônquios do peixe e o pulmão dos pássaros. Há também analogia entre a fisiologia da planta e a do animal.

Considerada como processo do espírito, a analogia é um raciocínio que infere, de certas semelhanças observadas, outras semelhanças ainda não observadas. Por exemplo, verificou-se que o planeta Marte assemelha-se à Terra pela forma do movimento de rotação. Somos levados, por analogia, a concluir daí que Marte é, como a Terra, um planeta habitado?

A propósito da analogia, marque a alternativa CORRETA:

Considere o seguinte raciocínio:

Se sou Pelé, sou um homem.
Ora, sou um homem.
Logo, sou Pelé.


Marque a alternativa CORRETA:

A taxa de crimes violentos aumentou 30% em relação ao ano passado. A principal causa está no sistema judiciário: recentemente as sentenças proferidas pelos juízes têm sido tão lenientes que a maioria dos criminosos pode cometer qualquer crime sem medo de uma longa sentença. O argumento que melhor diminui a análise se fosse verdade é:

Há 2 anos, a Universidade Delta implantou um processo em que os alunos da graduação realizam uma avaliação da qualidade didática de todos os seus professores ao final do semestre letivo. Os professores mal avaliados pelos alunos em três semestres consecutivos são demitidos da instituição. Desde então, as notas dos alunos têm aumentado: a média das notas atuais é 70% maior do que a média de 2 anos atrás.

A causa mais provável para o aumento de 70% nas notas é