Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 18 questões

A respeito da distribuição binomial com parâmetros n e p, em que n 1 e 0 < p < 1, julgue o item subsequente.

Se n for suficientemente grande, então é correto afirmar que


 em que é a função de distribuição acumulada da normal padrão.
Um fiscal deverá escolher aleatoriamente algumas áreas de certa floresta para serem visitadas. Com base em um mapa, o fiscal dividiu a floresta em regiões mutuamente exclusivas, formando uma partição. Essas regiões possuem áreas distintas.

Tendo como referência essa situação, julgue o item, com base nos conceitos de probabilidade e inferência estatística.
 
Suponha que o número X de espécies de plantas nas áreas selecionadas pelo fiscal siga uma distribuição de Poisson com média 8. Nessa situação, dependendo da magnitude das contagens X, a distribuição de Poisson pode ser aproximada pela distribuição normal com média λ\lambda e desvio padrão λ\sqrt{ \lambda}.
Caso necessário, consulte a tabela da normal reduzida: https://www.tecconcursos.com.br/dicas-dos-professores/tabela-da-normal-reduzida
 
Estima-se que 10% da população economicamente ativa, de certo Estado, estejam desempregados. Usando essa estimativa, se uma amostra aleatória simples de 400 pessoas dessa população economicamente ativa for observada, a probabilidade de que menos de 6% ou mais de 14% estejam desempregados é, aproximadamente, igual a
Em determinadas circunstâncias, uma variável aleatória binomial pode ser bem aproximada por uma variável aleatória normal. Seja X uma variável aleatória binomial com n=400 e p=1/2. Calcule o valor mais próximo de P(181 ≤ X ≤ 219) usando a aproximação da variável binomial pela normal, dado que Φ(1,96) = 0,975, Φ(2,17) = 0,985, Φ(2,33) = 0,99, Φ(2,41) = 0,992 e Φ(2,58) = 0,995, onde Φ(z) é a função de distribuição de uma variável aleatória normal padrão Z.

Sejam X 1, X 2, X 3,..., X 64 variáveis aleatórias discretas, com distribuição Binomial, todas com p = 0,25 e n = 12. Também são conhecidos valores da função distribuição acumulada da normal-padrão, mais especificamente:
 
ɸ(2) = 0,977, ɸ(1,5) = 0,933, ɸ(1,25) = 0,894
 
No caso da extração de uma amostra (n = 64), a probabilidade (desprezando o ajuste de continuidade) de que a soma dos valores seja superior a 207 é igual a: