Apropriação de serviços
Julgue o item que se segue, referente a projetos de edificações e a apropriação de serviços na construção civil.

A apropriação de serviços na construção civil visa comparar os custos dos serviços orçados com os custos dos serviços executados para serem determinadas e corrigidas as causas de suas diferenças.
Ao fiscalizar uma obra pública, o engenheiro exigiu do construtor, como condição de liberação do boletim de medição, a apropriação dos serviços executados no período. Tendo o responsável pela execução informado que a empresa havia executado apropriação apenas dos serviços significativos, e não de todos, o fiscal notificou a empresa e encaminhou o problema para o gestor do contrato, para que se iniciasse um processo de aplicação de penalidade.

Considerando essa situação hipotética, julgue o item subsequente.
 
A apropriação dos serviços é uma ferramenta gerencial que permite à construtora controlar seus custos.
“Ato de determinar pelos projetos arquitetônicos e complementares as metragens e quantidades dos serviços e materiais, com o objetivo de obter o orçamento da obra em estudo. No caso da obra se encontrar em execução, as quantidades de serviços e materiais aplicados levantados em projeto devem ser conferidas no local referente ao período predeterminado para possibilitar o pagamento à executora dos serviços.” Trata-se de:
Nas atividades para a execução de apropriação, o engenheiro deve observar uma série de premissas fundamentais. Considerando as premissas apresentadas a seguir, assinale a que corresponde à correta orientação de caráter geral relativa às aferições de campo.
Nas atividades de acompanhamento de obras, as atividades relacionadas à apropriação dos coeficientes de consumo de materiais são relativamente complexas. No que diz respeito à observância de procedimentos complementares, é INCORRETO afirmar que