Antioxidantes
Atua como antioxidante lipossolúvel importante na célula e localiza-se na porção lipídica das membranas celulares; protege os fosfolipídios insaturados da membrana da degradação oxidativa das espécies de oxigênio altamente reativas, trata-se da seguinte vitamina:
Os radicais livres (RL), também conhecidos como espécies reativas de oxigênio (ERO) ou nitrogênio (ERN), são moléculas formadas durante processos biológicos normais ou patológicos, que possuem elétrons livres em seu orbital externo, tornando essas moléculas instáveis e extremamente reativas. Sobre esse assunto, julgue o item a seguir.
 
Um antioxidante é qualquer substância que presente, mesmo em menores concentrações que o próprio substrato oxidável, é capaz de atrasar ou inibir a oxidação desse substrato de maneira eficaz.
As frutas e as hortaliças, além de fornecerem componentes importantes para desempenharem funções básicas do organismo como, por exemplo, ácido ascórbico, betacaroteno e ácido fólico, são fontes de compostos bioativos diretamente associados à prevenção de doenças. Os polifenóis compreendem o maior grupo entre os compostos bioativos nos vegetais, sendo subdivididos em classes, de acordo com a estrutura química de cada substância. Sobre os polifenóis, é INCORRETO afirmar:
O licopeno é considerado o antioxidante mais eficiente, encontrado em maior quantidade nas cascas das frutas. Estudos comprovam que em sua forma natural, o licopeno é pouco absorvido, para melhorar a sua biodisponibilidade é necessário que haja:
O Beta caroteno possui as seguintes propriedades: Marque a alternativa incorreta.