Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 118 questões

O Plano Real é, na história econômica recente, o programa brasileiro mais bem-sucedido de estabilização econômica. Após mais de 18 anos do seu lançamento, o objetivo de combater a inflação crônica foi alcançado.
 
 
Analise as afirmações a seguir.
 
I. O plano atrelou o real ao dólar e, na prática, implantou um câmbio fixo, promovendo, na prática, mas não oficialmente, a dolarização da economia.
 
II. No segundo semestre de 1994 a inflação medida pelo IPCA foi menos de 20%. No semestre anterior esse índice tinha ultrapassado 700%.
 
III. O plano criou uma moeda escriturai, a Unidade Real de Valor (URV), como parte do processo de implantação da nova moeda.
 
Pode-se afirmar que:
No que tange ao Plano Real, de 1994, julgue o item subsecutivo.
 
O Plano Real foi constituído por quatro etapas: o plano de ação imediata (PAI), que procurava estabelecer o equilíbrio das contas do governo; a criação de um padrão estável de valor, a denominada unidade real de valor (URV); a emissão de nova moeda nacional, o Real; e a diminuição drástica da taxa de juros para incentivar os investimentos privados.
No que tange ao Plano Real, de 1994, julgue o item subsecutivo.
 
No Plano Real, os fatores de contenção dos aumentos de preços incluíram a chamada âncora cambial, isto é, a valorização do real em relação ao dólar, a abertura comercial com tarifas baixas de importação e o controle de preços por meio de congelamento para aqueles bens considerados populares.
Julgue o item seguinte, relativo à economia brasileira da segunda metade do século XX e do século XXI.
 
A chamada âncora nominal foi um dos pilares do Plano Real e consistiu na criação da URV como unidade de medida da economia.
Assinale a alternativa que apresenta o primeiro grande teste à estratégia implementada no Plano Real.