Anomalias Dentárias
A respeito de anatomia, fisiologia e patologia bucal, julgue o próximo item.

Considere que se tenha observado clinicamente a presença de cinco incisivos mandibulares em um paciente, também se verificando radiograficamente que dois deles estavam unidos completamente pela raiz. Nessa situação, o único diagnóstico possível é que se trata de um caso de fusão.
A respeito de anatomia, fisiologia e patologia bucal, julgue o próximo item.

A diferença entre amelogênese imperfeita tipo hipoplásico e tipo por hipomaturação é que, na primeira, a matriz do esmalte é normal e pouco calcificada (hipoplásica), enquanto, na segunda, a matriz é imatura e a calcificação se dá de forma normal.
 
Internet: <www.ufsm.br>.

As imagens precedentes mostram a situação inicial e final do caso clínico de um paciente que procurou tratamento estético nos dentes ântero-superiores. Clinicamente, foram observadas manchas sugestivas de hipoplasia de esmalte na face vestibular de todos os incisivos.

Considerando as informações e as imagens apresentadas, julgue o item seguinte, a respeito de diagnóstico, materiais e técnicas de tratamento.
 
A hipoplasia de esmalte resulta da redução no comprimento dos ameloblastos — que se apresentam cuboidais durante a formação do esmalte — e da consequente deficiência na quantidade e na qualidade de esmalte.
Com relação à hipomineralização do molar incisivo (HMI), julgue o item subsecutivo.

As lesões da HMI caracterizam-se por opacidades demarcadas superiores a 1 mm, localizam-se nas faces oclusal, vestibular e lingual da coroa do dente e são marcadas por áreas de coloração branca, creme, castanha ou marrom, de superfície lisa e espessura normal.
Com relação à hipomineralização do molar incisivo (HMI), julgue o item subsecutivo.
 
A etiologia da HMI inclui, como possível causa, uma combinação de fatores como problemas na gestação e no parto, alterações sistêmicas na primeira infância e predisposição genética.