Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 16 questões

Um importante princípio da biologia, relacionado à transmissão de caracteres e à embriogênese humana, foi quebrado com a descoberta do microquimerismo fetal. Microquimerismo é o nome dado ao fenômeno biológico referente a uma pequena população de células ou DNA presente em um indivíduo, mas derivada de um organismo geneticamente distinto. Investigando-se a presença do cromossomo Y, foi revelado que diversos tecidos de mulheres continham células masculinas. A análise do histórico médico revelou uma correlação extremamente curiosa: apenas as mulheres que antes tiveram filhos homens apresentaram microquimerismo masculino. Essa correlação levou à interpretação de que
existe uma troca natural entre células do feto e maternas durante a gravidez.
 
MUOTRI, A. Você não é só você: carregamos células maternas na maioria de nossos órgãos. Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 4 dez. 2012 (adaptado).
 
O princípio contestado com essa descoberta, relacionado ao desenvolvimento do corpo humano, é o de que
Observe a figura a seguir, a qual mostra a formação de irmãos gêmeos humanos, originados a partir do mesmo concepto pré-embrionário.
 
 
No último estágio apresentado, observam-se gêmeos
A célula ovo humana apresenta pequena quantidade de vitelo, já que o ovo é metalécito. Caso não receba alimento extra, o embrião não tem condições de sobreviver.

Com relação aos processos que resultam em fornecimento de alimento para o embrião, analise as afirmativas a seguir.

I. A remoção da membrana de fecundação (ou de fertilização) permite a entrada de material alimentar no embrião.

II. Enzimas produzidas pelo trofoblasto digerem a parede do endométrio, permitindo que o embrião absorva os produtos dessa digestão.

III. A placenta permite a nutrição do embrião através de substâncias do sangue materno.

Assinale:
Durante o período de desenvolvimento, o embrião humano situa-se no interior do útero, conforme o esquema simplificado a seguir:
 
 
Considerando que, no esquema acima, 2 seja o cordão umbilical, é correto afirmar que:
A notocorda é uma estrutura que pode persistir na fase adulta de alguns animais, tais como os protocordados. Nos animais em que a notocorda não persiste, ela é substituída pela(o)