Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 56 questões

Assinale a alternativa correta.

A anemia por deficiência de ferro é considerada um grave problema de saúde pública no Brasil, em virtude das altas prevalências e de sua interferência no desenvolvimento infantil. No tratamento nutricional da anemia, deve-se considerar que:
Mulher de 50 anos, com artrite reumatóide está internada por infecção urinária. Já na entrada apresentava anemia com hemoglobina (Hb.) de 11 mg/dL normocrômica e normocítica. Após 2 dias de internação, a Hb diminuiu para 9 mg/dL normocrômica e normocítica. Paciente está estável hemodinamicamente, mantém-se subfebril e não apresenta insuficiência renal. Sobre a conduta nesse caso, assinale a alternativa correta.
Paciente feminina, 34 anos, obteve diagnóstico de gastrite autoimune, doença inflamatória difusa crônica do estômago que se limita ao corpo e fundo. A paciente buscou acompanhamento médico devido à presença de sintomas como fraqueza, palidez, cansaço e formigamento das mãos e pés. Qual das seguintes condições tem relação com o quadro da paciente?
Criança com 16 meses de idade, sexo feminino, negra, com peso ao nascimento de 2.100g. Mãe relatou que a criança é portadora de anemia falciforme em acompanhamento em hospital especializado da rede pública. A criança faz uso diário de ácido fólico, sem relato de crises vaso-oclusivas ou transfusões de hemácias. Peso na primeira consulta nutricional: 7,66kg. Com base no exposto e na interpretação do gráfico a seguir, preencha a lacuna e assinale a alternativa correta.
 
 
O indicador peso/idade (P/I) indica                                          ao longo das primeiras consultas, com discreta melhora ao final dos dois meses de intervenção.
 
Criança do sexo masculino, 4 anos, com suspeita de anemia, compareceu ao consultório médico com um hemograma apresentando hemoglobina de 9,5 mg/dL. Com base nesse exame, é correto afirmar que a criança apresenta