Ancoragem e Nós
A respeito de nós, julgue o seguinte item.
 
O nó volta do fiel e o nó meia-volta com volta do fiel são exemplos de nós que mais acarretam enfraquecimento das cordas, com percentual de até 75%, enquanto o nó volta do fiador e o nó balso do calafate são exemplos dos que menos acarretam enfraquecimento, com percentual de 45%.
Relativamente à segurança nas atividades de salvamento, julgue o item a seguir.
 
Corda a ser empregada em operação de salvamento deve ser inutilizada quando tiver suportado carga ou impacto violento ou sobrecarga (força superior à carga de trabalho), quando apresentar, durante a inspeção, grande desgaste na capa ou estiver com a alma danificada e quando tiver entrado em contato com reagentes químicos.
 
A respeito de nós, julgue o seguinte item.
 
Os nós empregados nos pontos de fixação são aqueles que servem como base principal de uma ancoragem, como, por exemplo, o nó volta do fiel, o nó direito; os nós oito e nove, o nó de botão simples, o nó prusik; e o nó marchand.
A respeito de nós, julgue o seguinte item.
 
Como o nó nove possui uma volta a mais que o nó oito, considerado um nó idôneo, é ideal para fixar cordas submetidas a grandes cargas ou a choques bruscos, devido a sua excelente capacidade de absorção de energia. Esse tipo de nó é o ideal para fixar, por exemplo, cordas estáticas, apesar de produzir uma perda de 30% na resistência da corda.
A respeito de nós, julgue o seguinte item.
 
Como o nó pescador duplo é difícil de ser desfeito, ele é indicado para emendar cabos de diâmetros diferentes, mesmo gerando uma perda de 44% na resistência da corda.