Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 154 questões

O domínio da anatomia dentária humana figura como um grande desafio ao cirurgião-dentista. Com base no exposto, assinale a alternativa correta.
A anatomia dentária utiliza nomenclaturas para descrever as regiões e os acidentes anatômicos encontrados nos dentes. Como se chama a linha formada pela junção de duas faces contíguas da coroa de um dente?
“A dentição decídua é extremamente importante no desenvolvimento do ser humano. Os dentes decíduos, também conhecidos como dentes temporários, caducos, de leite, provisórios, da primeira dentição ou da infância, entre outros, exercem função vital no desenvolvimento dos músculos da mastigação e na formação dos ossos dos maxilares, além de desempenharem um papel importante na localização, no alinhamento e na oclusão dos dentes permanentes.”
(Guedes Pinto, 2016.)
 
Quando se compara a dentição decídua com a dentição permanente é correto afirmar que:
“João é um cirurgião-dentista especialista em endodontia. Seu próximo atendimento é uma biopulpectomia no dente 17 (Sistema de Notação ISO/FDI).”  Sobre esse dente, assinale a alternativa correta.
A dentição decídua é composta de 20 dentes, sendo 10 na arcada dentária superior e 10 na arcada dentária inferior, incluindo incisivos, caninos e molares. 
 
Comparados aos dentes permanentes, são características dos dentes decíduos: