Anatomia do Periodonto
Paciente com 18 anos de idade, sexo masculino, relata uma sensação de dente “crescido” no dente 26. O exame clínico mostra uma elevação ovoide na gengiva ao longo da superfície radicular do dente 26. A gengiva apresenta vermelhidão severa e edema. O exame radiográfico mostra perda óssea severa na face distal do dente 26. Este abscesso periodontal agudo tem origem
Um dos três tipos de epitélio existentes na gengiva consiste de uma banda semelhante a um colarinho. É formado por epitélio escamoso estratificado não ceratinizado. Possui três a quatro camadas de espessura no início da vida, porém o número de camadas aumenta com a idade. A afirmativa anterior se refere ao epitélio
A gengiva é o periodonto de proteção que cobre parte dos processos alveolares dos maxilares. São característica clínicas da gengiva normal, exceto:
Questão anulada
Em um adulto, a gengiva sadia recobre o osso alveolar e a raiz do dente em um nível coronal à junção amelocementária (FIORELLINI; KIM; ISHIKAWA, 2007). Sobre o tema, analise as afi rmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. A gengiva marginal, ou inserida, é a porção terminal ou borda da gengiva que circunda o dente, de maneira similar a um colarinho.

II. O sulco gengival é a porção cervical rasa ou espaço ao redor do dente. É cercado pela superfície do dente por um lado e pelo recobrimento epitelial da margem gengival livre pelo outro lado.

III. A determinação clínica da profundidade do sulco gengival é um importante parâmetro diagnostico das doenças periodontais. Sob condições absolutamente normais ou ideais, a profundidade do sulco gengival é de 3mm, ou próxima a 3mm.

IV. A gengiva interdental ocupa o contorno gengival, que é o espaço interproximal sob a area de contato interdental;

Estão corretas as afirmativas:
Os principais feixes de fibras colágenas do ligamento periodontal, que unem o dente ao osso alveolar são fibras