Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 33 questões

A ocorrência de florações de cianobactérias tóxicas constitui um problema mundial que vem aumentando em intensidade e frequência. Estes microrganismos são capazes de secretar toxinas nocivas, que diferem na sua natureza química, bem como na sua ação tóxica, causando efeitos hepatotóxicos, neurotóxicos e dermatotóxicos, representando assim um risco significativo para o ambiente e a saúde pública.

A esse respeito, assinale a afirmativa correta.
A toxicidade de algumas substâncias é normalmente representada por um índice conhecido como DL50DL_{50} (dose letal mediana). Ele representa a dosagem aplicada a uma população de seres vivos que mata 50% desses  indivíduos e é normalmente medido utilizando-se ratos como cobaias. Esse índice é muito importante para os seres humanos, pois ao se extrapolar os dados obtidos com o uso de cobaias, pode-se determinar o nível tolerável de contaminação de alimentos, para que possam ser consumidos de forma segura pelas pessoas. O quadro apresenta três pesticidas e suas toxicidades. A unidade mg/kg indica a massa da substância ingerida pela massa da cobaia.
 
Pesticidas DL50DL_{50} (mg/kg)
Diazinon 70
Malation 1 000
Atrazina 3 100
 
 
Sessenta ratos, com massa de 200 g cada, foram divididos em três grupos de vinte. Três amostras de ração, contaminadas, cada uma delas com um dos pesticidas indicados no quadro, na concentração de 3 mg por grama de ração, foram administradas para cada grupo de cobaias. Cada rato consumiu 100 g de ração.
 
Qual(ais) grupo(s) terá(ão) uma mortalidade mínima de 10 ratos?
Sobre a toxinfecção alimentar, é correto afirmar que
O brometo de etídio é uma substância utilizada em laboratórios de biologia molecular que deve ser manipulada com extrema cautela. Ele apresenta, sobre o organismo humano, efeito
Micotoxinas são metabólitos tóxicos produzidos por alguns fungos denominados toxigênicos.
 
As micotoxinas mais importantes, do ponto de vista toxicológico, são