Análises microbiológicas

            Uma barragem foi construída em um rio do semi-árido, dentro dos limites de uma unidade de conservação. A nascente desse rio, que desemboca em um estuário, situa-se na divisa entre os estados do Piauí e da Bahia. No reservatório formado, há lançamento de esgoto e carreação de resíduos de atividades agrícolas às suas margens. Foi detectado crescimento populacional de cianobactérias nas águas desse reservatório. Uma vez que esses organismos podem produzir toxinas, faz-se necessário o monitoramento da água do reservatório, podendo-se, para isso, fazer contagem convencional de células.

Considerando a situação hipotética apresentada acima, julgue o item que se segue.

A técnica de contagem convencional de células exige a identificação das espécies de cianobactérias por microscopia óptica, o que pressupõe o conhecimento taxonômico com base na análise morfológica.
Considerando que microrganismos patogênicos resistentes a diversos antibióticos tenham sido usados intencionalmente para agredir cobaias de laboratório, julgue o item a seguir.

O uso de um agente antimicrobiano ao qual o microrganismo seja sensível, em dose capaz de inibir o crescimento de 25% das colônias in vitro, permite selecionar microrganismos resistentes ao referido agente.
Considerando que microrganismos patogênicos resistentes a diversos antibióticos tenham sido usados intencionalmente para agredir cobaias de laboratório, julgue o item a seguir.

O uso de agentes antimicrobianos cujo mecanismo de ação tenha como base a destruição da membrana celular do microrganismo, sem depender de processos enzimáticos, tem menor probabilidade de selecionar organismos resistentes.
As experiências acumuladas demonstram que a adoção de políticas descentralizadoras possibilita uma melhor visão global de todos os recursos funcionais envolvidos. Podemos já vislumbrar o modo pelo qual a consolidação das estruturas estimula a padronização do fluxo de informações. Evidentemente, o comprometimento entre as equipes é uma das consequências das condições financeiras e administrativas exigidas.
Nunca é demais lembrar o peso e o significado destes problemas, uma vez que a consulta aos diversos militantes garante a contribuição de um grupo importante na determinação das direções preferenciais no sentido do progresso. É importante questionar o quanto a mobilidade dos capitais internacionais acarreta um processo de reformulação e modernização das diversas correntes de pensamento.