Análises bioquímicas
Para a determinação do perfil lipídico, o paciente deve manter sua dieta habitual, peso estável e não alterar seu estado metabólico por pelo menos duas semanas antes da realização do exame. Embora os perfis lipídicos das alternativas abaixo não estejam completos, assinale aquela em que estão representados os valores que poderiam ser parte do resultado laboratorial de um paciente hipercolesterolêmico.
Assinale a alternativa que apresenta as partículas lipídicas mais ricas em triglicérides:
Assinale a alternativa correta. O teste de tolerância oral à glicose é muito utilizado para auxiliar o diagnóstico do diabetes. O resultado deste teste revelou, na amostra de 2 horas após ingestão de 75 gramas de glicose, 141 mg/dL. Este achado indica:
Assinale a alternativa que apresenta a enzima muito utilizada para avaliar a função hepática, encontrada em altas concentrações apenas no citoplasma do hepatócito, o que torna o seu aumento no sangue muito especifico para lesão hepática:
Assinale a alternativa correta. Na avaliação do perfil lipídico utiliza-se comumente a fórmula de Friedewald para o calculo do LDL- colesterol. Nesta formula utilizase o valor do colesterol total, HDL colesterol e do triglicérides, sendo que o triglicérides deve ser divido por: