Análise sensorial
Um dos recursos utilizados para avaliar se uma preparação culinária é bem aceita ou não é a análise sensorial. Sobre esse recurso, considere as afirmativas abaixo, avalie-as quanto à sua veracidade e assinale alternativa correta:

I. No teste de aceitação, o indivíduo indica a sua opinião utilizando uma escala hedônica, representada por expressões numéricas ou descrita por palavras como “gostei muitíssimo” a “desgostei muitíssimo” ou, ainda, representada por expressões faciais.

II. Em particular, quando a população alvo tem restrições para se expressar, como crianças e analfabetos, os testes devem ser estruturados e adaptados para garantira confiabilidade das respostas.

III. Quando a utilização de alimentos é impraticável, uma opção, especialmente para crianças com idade superior a 4 anos, é a utilização da fotografia como recurso visual para avaliação das preferências alimentares.

Método discriminatório no qual três amostras são apresentadas simultaneamente aos julgadores, sendo duas idênticas. Todas as amostras são codificadas e o provador identifica qual é a diferente. Este teste sensorial é denominado:
Em análise sensorial, os métodos de sensibilidade ou limiar, medem a capacidade dos indivíduos de utilizar os sentidos para medir e distinguir a intensidade de características específicas. Limiar terminal é:
Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, relacionando os testes de diferença de análise sensorial com suas respectivas descrições.

(1) Triangular

(2) Duo-Trio

(3) Comparação Múltipla

(4) Ordenação

( ) Cada provador recebe uma amostra padrão e mais amostras codificadas, devendo compará-las com o padrão, utilizando uma escala feita para esse propósito.

( ) Cada provador recebe três amostras, sendo uma padrão e duas codificadas. Uma amostra codificada é igual ao padrão, pede-se ao provador que identifique a amostra igual ao padrão.

( ) As amostras são apresentadas e pede-se ao provador que as coloque em ordem crescente ou decrescente em relação ao atributo sensorial avaliado.

( ) Cada provador, após receber três amostras codificadas e ser informado que duas são iguais e uma é diferente, deve identificar a amostra diferente.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses da segunda coluna, de cima para baixo, é
A análise sensorial de alimentos é a área da Ciência de Alimentos que se utiliza das características organolépticas destes para obter informações importantes em relação à aceitação de um produto, bem como para o controle de qualidade de produtos e processos. Quais das características abaixo NÃO é considerada uma característica organoléptica?