Análise e Projeto Orientado a Objetos
Analise as seguintes afirmações relacionadas à análise e ao projeto orientados a objetos:
 
I. O principal propósito do diagrama entidade-relacionamento (E-R) é representar os objetos e suas relações.

II. As tabelas de objetos de dados podem ser "normalizadas", aplicando-se um conjunto de regras de normalização, resultando em um "modelo relacional" para os dados.Uma dessas regras especifica que: determinada instância de um objeto tem um e somente um valor para cada atributo.

III. Um objeto em potencial não poderá ser utilizado ou considerado durante a análise se a informação sobre ele precisar ser lembrada para que o sistema possa funcionar.

IV. Devido à característica da reusabilidade da orientação a objetos, a prototipação é um modelo de desenvolvimento de software que não pode ser considerado nem utilizado na análise orientada a objetos.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

Não obstante, o entendimento das metas propostas é uma das consequências das novas proposições.
Analise as seguintes afirmações relativas à programação Orientada a Objetos e UML:

I. O diagrama de estado mostra os estados admissíveis que os objetos de uma dada classe podem assumir e as transições permitidas entre pares de estados;

II. Uma associação representa uma população variada de vínculos de relacionamentos entre instâncias de classe;

III. Uma classe Class é denominada literal quando as classes que Class utiliza internamente são fornecidas apenas no momento em que um objeto da classe Class é gerado;

IV. A reusabilidade é a facilidade pela qual um único nome de operação poderá ser definido sobre mais de uma classe, e poderá denotar métodos diferentes em cada uma dessas classes.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.
Analise as seguintes afirmações relacionadas a Análise e Projeto Orientados a Objetos:
I. Um diagrama de estado para uma classe mostra os estados que os objetos dessa classe podem assumir e suas transições de estado para estado.

II. Um diagrama de interação exibe as mensagens passadas entre objetos em run-time.

III. Um diagrama de classe retrata uma série de elementos dinâmicos, juntamente com suas associações, estruturas de superclasses e subclasses e outros inter-relacionamentos dinâmicos.

IV. Uma classe abstrata é geralmente utilizada como fonte para a geração de objetos em classes descendentes.
Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.
Analise as seguintes afirmações relativas à programação de computadores:

I. Na programação Orientada a Objetos, o encapsulamento é o resultado ou ato de ocultar um objeto em outro objeto, dando ao resultado uma característica exclusiva da orientação a objetos denominada polimorfismo.

II. Na programação Orientada a Objetos, o diagrama de seqüência é um tipo de diagrama de interação entre objetos que enfatizam mais a seqüência temporal que os relacionamentos estáticos do objeto.

III. Em um diagrama de classe na programação Orientada a Objetos é importante descrever como as associações devem ser navegadas, podendo a navegação ser unidirecional ou bidirecional.

IV. Um banco de dados baseado em objetos, como todo banco de dados, armazena apenas dados, tendo como principal diferença para o banco de dados relacional a equivalência da coluna na tabela do banco relacional com a classe abstrata responsável pelo armazenamento do dado no banco baseado em objetos.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.