Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 385 questões

O processo de analisar cargos envolve algumas etapas ou fases; o processo deve considerar que a organização não é uma entidade imóvel e parada no tempo, mas que está em constante e dinâmica mudança. Os cargos devem ser constantemente descritos, analisados e redefinidos para acompanhar as mudanças na organização e no seu conteúdo. Não faz parte das etapas ou fases da análise de cargos:

O principal elemento que compõe uma organização é o ser humano. Nesse sentido, pensar o indivíduo é imperativo nos estudos organizacionais.

Com relação a recursos humanos, inclusive no tocante a comportamento organizacional, julgue o item a seguir.

A análise de cargos faz uso de determinados requisitos, como as responsabilidades envolvidas, assim como das aptidões e instruções essenciais, não envolvendo, entretanto, requisitos físicos.

No que concerne a características das políticas de gestão de pessoas, julgue o seguinte item.

No processo de formação de políticas de gestão de pessoas nas organizações, a análise de cargos é considerada ação de importância secundária.

No que concerne a características das políticas de gestão de pessoas, julgue o seguinte item.

A descrição das competências de determinada função é feita a partir da análise do trabalho e das características da pessoa que desempenha essa função.
Uma grande empresa de seguro-saúde que opera em vários estados apresenta, em sua sede corporativa, forte dependência dos serviços do departamento de processamento de dados, composto por vinte e dois empregados, um supervisor e um assistente. O trabalho desses empregados consiste em digitar e revisar os documentos encaminhados pelos diversos setores da empresa, e parte desse trabalho é executada com prazos previstos. O procedimento realizado por esse departamento inicia-se com a entrega de material ao digitador, realizada pelo supervisor, que é o responsável por distribuir igualmente o trabalho e controlar o andamento do processo, com o objetivo de assegurar que possíveis erros sejam identificados antes da digitação definitiva e, dessa forma, dirimir o retrabalho. Finalizada essa etapa, os documentos são entregues aos revisores, que, após análise, encaminham ou devolvem os documentos para correção. A respeito desse procedimento, além de subsistirem muitos erros, a inobservância às datas-limite é uma ocorrência permanente. O absenteísmo e a alta rotatividade de pessoal são outros problemas enfrentados por esse departamento.

Com referência a essa situação hipotética e à análise de cargos, julgue o item a seguir.

No caso descrito, para a análise do cargo de digitador, é necessário registrar detalhadamente as atividades realizadas pelos ocupantes do cargo, contudo não há necessidade de efetuar especificação das características para o cargo.