Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 15 questões

Um dos objetivos da Estatística é sintetizar os valores que uma ou mais variáveis podem assumir, para que tenhamos uma visão global da variação dessa ou dessas variáveis. Tabela é um tipo de quadro que resume um conjunto de observações. As tabelas são ferramentas que permitem apresentar resultados de levantamento de dados de forma rápida e categorizada. Assinale a alternativa incorreta em relação às tabelas.
região quantidade de detentos no sistema penitenciário
brasileiro (mil pessoas)
déficit de vagas no sistema penitenciário (mil vagas) população brasileira (milhões de habitantes)
Norte 37 13 17
Centro-oeste 51 24 15
Nordeste 94 42 55
Sudeste 306 120 85
Sul 67 16 28
total 555 215 200
 
Ministério da Justiça — Departamento Penitenciário Nacional — Sistema Integrado de Informações Penitenciárias – InfoPen, Relatório Estatístico Sintético do Sistema Prisional Brasileiro, dez./2013 Internet: <www.justica.gov.br> (com adaptações).

A tabela mostrada apresenta a quantidade de detentos no sistema penitenciário brasileiro por região em 2013. Nesse ano, o déficit relativo de vagas — que se define pela razão entre o déficit de vagas no sistema penitenciário e a quantidade de detentos no sistema penitenciário — registrado em todo o Brasil foi superior a 38,7%, e, na média nacional, havia 277,5 detentos por 100 mil habitantes.

Com base nessas informações e na tabela apresentada, julgue o item a seguir.
 
Considerando que a figura a seguir apresente o diagrama de dispersão entre o tamanho populacional da região (em milhões de habitantes) e a população carcerária correspondente (em mil pessoas), então é correto afirmar que a população carcerária tende a crescer linearmente à medida que a população da região aumenta.
 
A tabela 2x2 abaixo fornece o número de motoristas do sexo masculino e o de motoristas do sexo feminino que responderam a um teste de renovação da CNH.
 
  corretas erradas  
Sexo masculino 20 15 35
Sexo feminino 5 10 15
  25 25 50
 
Os valores da tabela de frequências esperadas para o número de motoristas do sexo masculino que poderiam ter dado resposta correta e o número de motoristas do sexo feminino que poderiam ter dado resposta errada são, respectivamente:
Determinado estudo com 2000 motoristas foi conduzido para verificar se há ou não associação entre as variáveis “hábito de fumar” (1000 fumantes e 1000 não fumantes) e “presença de câncer” (1100 motoristas com câncer e 900 sem câncer). Sabendo que há 650 motoristas não fumantes e sem câncer, construa uma tabela de contingência 2x2, e marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
 
( ) A tabela de contingência contém 4 graus de liberdade.
 
( ) Há 35% de motoristas com câncer entre os não fumantes.
 
( ) Há 25% de motoristas fumantes entre aqueles sem câncer.
 
( ) Há 750 motoristas fumantes e com câncer.
 
Assinale a sequência correta.
Considere dois conjuntos de dados X e Y (com igual número de dados entre si) onde X é a variável preditora de Y. Sabendo-se que o coeficiente de correlação entre X e Y é diretamente proporcional e positivo, pergunta-se:
 
Qual é o tipo de gráfico, a ser realizado em planilha Excel da Microsoft Office 2007, que permitirá estimar corretamente a equação de regressão e coeficiente de determinação da regressão linear entre X e Y.